“A Vida e a Obra do Republicano Dr. Alfredo Fernandes” em exposição na Taipas Termal
O médico Alfredo Fernandes teve uma curta mas intensa vida. Nasceu em 1885 e viria a falecer em 1941, com 56 anos de idade.
Da sua extensa atividade como médico, político, escritor e dirigente associativo podemos destacar o seguinte: 1914: diretor clínico da estância termal das Taipas; 1919: vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães; 1921: fundador e 1º director do “Jornal das Taypas”; 1922: fundador e 1º presidente da direção da Comissão de Iniciativa da Estância Termal de Caldas das Taipas, vulgo Junta de Turismo; 1923: fundador e primeiro presidente da direcção do Clube Caçadores das Taipas; 1936: participa e apresenta a tese “Termas das Taipas, Estância e Turismo”, no Iº Congresso Nacional de Turismo; funda e é o gerente da Sociedade de Defeza das Taipas, Lda e em 1937: presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Braga.
Nesta exposição, promovida pela empresa Carlos Marques – Mediação de Seguros, Lda, está patente parte do espólio cedido pelos familiares de Alfredo Fernandes a Carlos Marques, e outro guardado ao longo dos tempos, compreendendo livros do seu curso de medicina, objetos médicos que utilizava no tratamento dos seus utentes, manuscritos e os livros de sua autoria, bem como cartões pessoais da sua identificação e de diversos cargos que foi exercendo, livro de registo de doentes, cartas políticas, produtos fabricados nas termas, como água de colónia, pó para espuma de barba e sabonetes.
Está patente ainda um conjunto de fotografias em atividades que o médico hidrologista para as doenças da pele e da sífilis, clínico geral e electroterapeuta supervisionou.
Recorde-se que Alfredo Fernandes foi considerado uma das “Figuras do Século XX”, da Associação e jornal “Reflexo”, numa sessão pública promovida a 30 de junho de 2001.
A entrada é gratuita e está aberta durante o período de funcionamento da Taipas Termal.