A norte as vilas seguram o PS; AD inverte tendência em sete freguesias
A Aliança Democrática – composta pelo PSD, pelo CDS e pelo PPM – foi a força partidária vencedora em sete das dez freguesias do concelho nas Eleições Legislativas 2024, conseguindo uma clara inversão da tendência comparativamente com as legislativas de há dois anos.
Nas vilas – Taipas, Brito e Ponte – o Partido Socialista (PS) continuou a ser aquele que é o partido mais votado, mantendo-se exatamente o mesmo panorama das legislativas de 2022.
Nas restantes freguesias, a AD ultrapassou o PS operando uma troca naqueles que foram os partidos mais votados. Na União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande a AD ganhou por três votos, e em Prazins Santa Eufémia por uma dezena de votos.
Em Barco e nas uniões de freguesias de Santo Estêvão e Donim, Souto Santa Maria, São Salvador e Gondomar, Sande São Lourenço e Balazar, e Briteiros São Salvador e Santa Leocádia a AD foi a mais votada, quando há dois anos estas freguesias tinham votado maioritariamente no PS.
O Chega manteve-se como terceira força política em todas estas freguesias do norte do concelho, mas com uma subida considerável, sensivelmente triplicando os votos, sendo, a exemplo do registo nacional, a força política que mais cresceu.