19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

24 de junho homenageia profissionais de saúde, serviços essenciais e voluntariado

Redação
Sociedade \ segunda-feira, junho 22, 2020
© Direitos reservados
As celebrações do 24 de junho, Dia Um de Portugal e feriado municipal de Guimarães, serão diferenciadas do habitual em virtude da pandemia, obedecendo às restrições atuais. As cerimónias serão mais comedidas e os homenageados são aqueles que estiveram e continuam a estar na linha da frente no combate à Covid-19.

Assim sendo, serão atribuídas medalhas honoríficas de mérito humanitário aos profissionais de saúde, profissionais dos serviços essenciais e ainda ao voluntariado. Estas medalhas serão atribuídas “em reconhecimento do inestimável contributo no combate à pandemia”, refere o município.

De resto, quando tais condecorações foram votadas em reunião de câmara o executivo vimaranense aprovou por unanimidade e aclamação a proposta apresentada. André Coelho Lima, vereador eleito pela coligação Juntos por Guimarães felicitou a Câmara Municipal de Guimarães pela opção, frisando que “é importante fazer esta homenagem a quem merece, que são os verdadeiros heróis que estiveram no terreno”.

Quem não estará presença nas celebrações é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pelo segundo ano consecutivo, por diferentes motivos, não marca presença para também ele ser homenageado. A intenção passava por ter o Presidente da República por um período de tempo considerável em Guimarães, algo inviável nesta fase. Ao que tudo indica, marcará presença a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

 

PROGRAMAÇÃO COMEMORAÇÕES 24 DE JUNHO 2020

10h00 – Hastear das Bandeiras (Largo Cónego José Maria Gomes)

10h30 – Missa Solene  (Igreja da Oliveira)

12h00 – Inauguração da Requalificação da Escola Básica de Fafião (Briteiros, Santo Estevão)

17h00 – Aqui Viveu Portugal (Visita guiada e encenada, da Igreja da Oliveira ao Paço dos Duques)

18h00 – Sessão Solene e Aposição de Medalhas Honoríficas (Pátio do Paço dos Duques de Bragança)