24 de junho homenageia profissionais de saúde, serviços essenciais e voluntariado
Assim sendo, serão atribuídas medalhas honoríficas de mérito humanitário aos profissionais de saúde, profissionais dos serviços essenciais e ainda ao voluntariado. Estas medalhas serão atribuídas “em reconhecimento do inestimável contributo no combate à pandemia”, refere o município.
De resto, quando tais condecorações foram votadas em reunião de câmara o executivo vimaranense aprovou por unanimidade e aclamação a proposta apresentada. André Coelho Lima, vereador eleito pela coligação Juntos por Guimarães felicitou a Câmara Municipal de Guimarães pela opção, frisando que “é importante fazer esta homenagem a quem merece, que são os verdadeiros heróis que estiveram no terreno”.
Quem não estará presença nas celebrações é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pelo segundo ano consecutivo, por diferentes motivos, não marca presença para também ele ser homenageado. A intenção passava por ter o Presidente da República por um período de tempo considerável em Guimarães, algo inviável nesta fase. Ao que tudo indica, marcará presença a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
PROGRAMAÇÃO COMEMORAÇÕES 24 DE JUNHO 2020
10h00 – Hastear das Bandeiras (Largo Cónego José Maria Gomes)
10h30 – Missa Solene (Igreja da Oliveira)
12h00 – Inauguração da Requalificação da Escola Básica de Fafião (Briteiros, Santo Estevão)
17h00 – Aqui Viveu Portugal (Visita guiada e encenada, da Igreja da Oliveira ao Paço dos Duques)
18h00 – Sessão Solene e Aposição de Medalhas Honoríficas (Pátio do Paço dos Duques de Bragança)