Prescrição Social: Do Consultório à Comunidade
Neste artigo vou falar-lhe de prescrição social. A prescrição social é a integração entre os cuidados de saúde e a comunidade, com o objetivo de prescrever cultura, desporto, natureza e relações interpessoais.
A prescrição social consiste na identificação de necessidades não clínicas e referenciação por parte do profissional de saúde para um membro da comunidade. Este membro da comunidade poderá ser um assistente social, um profissional de exercício físico, elementos das associações locais e juntas de freguesias, alguém que conheça os recursos locais existentes e que faça a ligação entre o doente, a saúde e a comunidade.
Na minha perspetiva, o próprio profissional de saúde, quando conhecedor da comunidade em que atua, pode fazer esse encaminhamento de forma direta.
A prescrição social não só tem efeito positivo no bem-estar físico e psicológico, mas também tem demonstrado potenciais benefícios em inúmeras patologias.
Com isto, lanço o desafio deixo um apelo às associações locais, juntas de freguesia, câmaras municipais e unidades de saúde, para que se unam e dinamizem projetos de prescrição social.
E convido todos os leitores a abraçarem com confiança estas abordagens não farmacológicas recomendadas pelos seus profissionais de saúde, levando-as tão a sério quanto qualquer outro tratamento médico.