01 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Não caia nisso…

Filipa Ribeiro
Opinião \ sexta-feira, janeiro 19, 2024
© Direitos reservados
As quedas nos idosos são uma causa importante de mortalidade e perda de qualidade de vida. Há atitudes que pode implementar para prevenir e proteger- se, a si e aos seus familiares destes acidentes.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 28 a 35% das pessoas acima dos 65 anos sofrem pelo menos uma queda por ano, aumentando para os 32 a 42% na faixa etária acima dos 70 anos. O risco de queda vai aumentando de forma proporcional com a idade e com a fragilidade do indivíduo.

Os motivos para o aumento desta fragilidade são os défices visuais e auditivos, o desequilíbrio da marcha relacionado com determinadas doenças, mas também com o próprio envelhecimento, o sedentarismo/ falta de exercício físico e a toma de determinados medicamentos.

Assim, é importante adotar hábitos e estilos de vida saudáveis como uma boa alimentação, ingestão adequada de água e a prática de exercício físico que aumenta a força muscular para o desempenho das tarefas do dia-a-dia, como por exemplo levantar-se da cama e do sofá. Também deve recorrer ao enfermeiro/ médico de família para avaliar o seu risco de quedas e ajustar a sua medicação. Adicionalmente, adote medidas que promovam mais segurança quer no seu lar quer no seu ambiente. Em casa tenha cuidado com os tapetes, opte por não os usar ou por usar aqueles que aderem ao chão, ilumine bem as divisões, se possível instale uma barra de apoio na casa de banho e prefira os polibãs a banheiras. Mantenha os espaços de circulação livres de obstáculos, prestando cuidado particular com os fios elétricos.

Para além disso, não ande descalço, prefira sapatos e pantufas fechados com sola antiderrapante. Se necessário, recorra a auxiliares de marcha adequados e ajustados a si como bengalas, andarilhos e canadianas. Evite levantar-se bruscamente, primeiro sente-se na cama com os pés apoiados no chão, espere um a dois minutos e faça o levante em segurança. A altura da cama deve estar ajustada.

Tenha perto de si o seu telemóvel para que possa pedir ajuda (familiares, 112 ou SNS 24 – 808 24 24 24).

Fontes:

Diogo, Ana Rita, and Margarida Moura. Prevenção de Quedas em Idosos no Domicílio Guia Prático Ilustrado. Governo dos Açores: Secretaria Regional da Solidariedade Social e Direção Regional da Solidariedade Social.

“Tropeções, Quedas E Trambolhões.” SNS24, 31 Aug. 2023, www.sns24.gov.pt/guia/tropecoes-quedas-e-trambolhoes/#quem-esta-em-risco-de-sofrer-uma-queda. Accessed 17 Jan. 2024.

WHO. “WHO Global Report on Falls Prevention in Older Age.” Www.who.int, 17 Mar. 2008, www.who.int/publications/i/item/9789241563536. Accessed 17 Jan. 2024.

World Health Organization. “Falls.” World Health Organization, 2021, www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/falls. Accessed 17 Jan. 2024.