20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Mais um ano perdido

Carlos Vasconcelos
Opinião \ quarta-feira, abril 04, 2007
© Direitos reservados
O Relatório e Contas da Câmara Municipal de Guimarães relativo ao ano de 2006 foi um mau Relatório e Contas para o concelho e particularmente um mau Relatório e Contas para as Taipas e os taipenses.

Na última reunião da Câmara Municipal de Guimarães, os vereadores municipais apreciaram, discutiram e votaram o Relatório e Contas da Câmara Municipal de Guimarães relativo ao ano de 2006.

Os vereadores do PSD votaram contra essencialmente por entenderem que o aludido documento reflecte mais um ano perdido, em Guimarães, no que concerne à promoção equilibrada do desenvolvimento económico concelhio, por via da promoção de políticas de coesão concelhia e de descentralização.

Sempre defendi que a governação concelhia se deveria pautar por critérios de justiça e de promoção da igualdade de oportunidades. De tal forma que não existam vimaranenses de primeira e de segunda; de tal forma que, por exemplo, possamos ouvir os taipenses dizer, de forma genuína, vou à cidade e não, como não raras vezes acontece, vou a Guimarães.

A coesão concelhia é essencial do ponto de vista económico, social e sobretudo político.

É por isso mesmo incompreensível que, para dar um exemplo que mais especificamente tem que ver com a Vila das Taipas, este Relatório e Contas aponte concretização zero ao nível do início da ligação Taipas Cidade, bem como no que diz respeito ao plano urbanístico da Vila das Taipas.

Quer num caso quer noutro estamos claramente na presença de projectos essenciais para o desenvolvimento da vila das Taipas e para a coesão concelhia.

Todos os vimaranenses têm consciência da dificuldade que sentem, sobretudo em horas de ponta, nas suas deslocações desde a Vila das Taipas até ao centro da cidade ou desde o centro da cidade até à Vila das Taipas.

Estas dificuldades ao nível das acessibilidades são acentuadas pela inexistência de um nó de ligação da Vila das Taipas à auto-estrada Guimarães-Braga.

Por seu turno, os planos urbanísticos das Vilas e concretamente o plano urbanístico da Vila das Taipas é um instrumento de planeamento fundamental em ordem a dotar a Vila da qualidade de vida que os seus cidadãos merecem.

O Relatório e Contas da Câmara Municipal de Guimarães relativo ao ano de 2006 foi um mau Relatório e Contas para o concelho e particularmente um mau Relatório e Contas para as Taipas e os taipenses.