Dia Nacional do Doente Coronário, Lembre-se de Cuidar do Seu Coração
O dia nacional do doente coronário, instituído pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, assinala-se anualmente a 14 de fevereiro. É considerado doente coronário todo o indivíduo que tenha doença estabelecida nas artérias do coração, através do acúmulo de aterosclerose, placas de gordura, nas mesmas. Algumas destas pessoas, têm oclusão total de uma ou mais artérias coronárias, evento que a população conhece por enfarte ou ataque cardíaco. Em Portugal a principal causa de mortalidade continuam a ser as doenças cardiovasculares e estima-se que, anualmente, ocorram 10 mil enfartes agudos do miocárdio.
Existem sinais que deve reconhecer em si e nos outros como a dor no peito que irradia para os braços, sobretudo esquerdo, ou para o pescoço, a falta de ar, a sudorese, as náuseas, os vómitos e as tonturas ou o desmaio. Nestes casos deve ligar sempre para o 112. Tempo é coração, isto é, quanto mais rápido se atuar menor a probabilidade de um desfecho desfavorável e com pior prognóstico.
Uma das principais consequências da doença arterial coronária é a insuficiência cardíaca, que acontece quando o coração é incapaz de receber e enviar eficazmente o sangue, de e para a corrente sanguínea. Esta patologia provoca muitas limitações no dia a dia como falta de ar e incapacidade para realizar desde esforços físicos a atividades da vida diárias, bem como edemas, inchaço, nas pernas. Para além disso, os doentes coronários são doentes de muito alto risco cardiovascular, isto é, de maneira geral, sem ter em conta outros fatores, têm 10% ou mais probabilidade de morrer de um problema cardiovascular em 10 anos.
Deste modo, se é doente coronário, é fundamental cuidar da sua saúde cardiovascular, desde logo cumprindo a medicação instituída. Deve, também, procurar ter uma alimentação saudável e ter uma vida ativa. A prática de exercício físico, salvo exceções que deve confirmar com o seu médico, não está contraindicada e está recomendada para melhoria funcional. Se for fumador é crucial deixar de fumar, pode aconselhar-se junto do seu médico de família para ser encaminhado para consulta de cessação tabágica se necessário. Evite bebidas alcoólicas, se há uns anos se considerava que beber um copo às refeições era saudável, hoje em dia os estudos mostram-nos que quanto menos álcool, melhor.
Em suma, se sofre de doença coronária consulte o seu médico para, em conjunto consigo, o ajudar a otimizar a sua saúde e a viver com mais qualidade de vida. Pode também consultar o site da Fundação Portuguesa de Cardiologia, onde poderá encontrar mais informações, e, até, juntar-se a iniciativas dirigidas para doentes e famílias.
Keijzer’, A. R. de, Kauling’, R. M., Jorstad’, H., & Roos-Hesselink’, J. W. (2024). Physical activity for cardiovascular prevention. Www.escardio.org. https://www.escardio.org/Councils/Council-for-Cardiology-Practice-(CCP)/Cardiopractice/physical-activity-for-cardiovascular-prevention
Homepage. (n.d.). Fundação Portuguesa Cardiologia. https://www.fpcardiologia.pt/