COMUNICADO PÚBLICO | Do descontentamento
Minhas amigas,
Meus amigos Taipenses,
Após 25 anos de entrega sincera à nossa terra, anos de lutas, de esperança e de sonhos partilhados convosco, senti, no coração, a vontade de dar mais um passo. Pensei, com seriedade, apresentar uma candidatura independente às próximas eleições autárquicas. Fi-lo com amor. Com esperança. Com o desejo genuíno de contribuir ainda mais por Caldas das Taipas.
Mas hoje… é com tristeza, e com consciência tranquila, que vos comunico: não irei avançar.
Não consigo compactuar com um ambiente onde o egoísmo se sobrepõe ao bem comum. Onde a verdade cede lugar ao jogo de interesses. Onde servir o povo já não é prioridade, e os cargos falam mais alto que as causas.
Estou profundamente desiludido com alguns que se dizem amigos das Taipas, mas que, na verdade, apenas se servem dela. Uns, movidos por ambições pessoais. Outros, presos às agendas dos partidos que representam.
Mas não quero silenciar a esperança.
As Taipas e a sua Vila merecem mais. Muito mais. Merecem líderes autênticos, com coragem e alma. Pessoas que não procurem o protagonismo, mas que se entreguem de verdade ao bem comum. Gente que conheça o pulsar desta terra e o respeite profundamente. Fico, por isso, com a esperança de que uma dessas candidaturas saiba estar à altura deste desafio.
Saio deste processo de cabeça erguida com firmeza e convicção profunda.
Não deixarei de ser voz.
Não deixarei de ser presença.
Não deixarei de amar esta terra.
Porque Taipas… a Vila de Caldas das Taipas é mais do que o lugar onde nasci.
É o lugar onde respiro, onde pertenço, onde me reencontro.
E sei que não estou sozinho neste sentir.
Seremos sempre os primeiros a celebrar esta nossa
“Terra onde a lua fala”…
Esta vila de artistas, de memória, de futuro.
Esta terra onde de tudo acontece, e continuará a acontecer.
As Taipas vivem em mim.
E viverão para sempre.
O meu sincero e emocionado obrigado a todos os que, como eu, acreditam que a Vila de Caldas das Taipas e sua região merece muito mais, inclusive a sua emancipação.
Caldas das Taipas
26 julho de 2025