19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Últimos dias de inscrições para a 12ª Corrida das Taipas

Manuel António Silva
Desporto \ segunda-feira, maio 29, 2017
© Direitos reservados
No próximo dia 1 de junho, quinta-feira, terminam as inscrições para a 12ª edição da Corrida das Taipas, prova que volta a contar para o Campeonato Regional de Estrada da Associação de Atletismo de Braga.

Foi apresentada no final da passada semana, nas instalações da Junta de Freguesia de Caldelas, a edição de 2017 da Corrida das Taipas. Àquela data, os vencedores masculinos da edição de 2016, Mihail Lalev (SC Braga) e Bruno Silva (ACD São João da Serra) já haviam confirmado a sua presença na edição deste ano que se realiza no próximo domingo, 4 de junho.

Numa organização do Núcleo de Atletismo das Taipas, a prova conta ainda com a colaboração da Junta de Freguesia de Caldelas e da Câmara Municipal de Guimarães, bem como, com o apoio, “desde a sua primeira edição”, do Intermarché de Caldas das Taipas, como foi referido na cerimónia de apresentação.

As inscrições, que podem ser realizadas no site da prova ou na secretaria da Junta de Freguesia de Caldelas, terminam a 1 de junho. Para esta 12ª edição, Miguel Matos, diretor da corrida, conta receber 600 atletas ultrapassando, assim, os mais de quinhentos atletas inscritos na edição do último ano.

À semelhança dos últimos dois anos, a corrida manterá a cobertura televisiva da RTP, num investimento que, segundo Miguel Matos, “só é possível devido ao leque de patrocinadores que fomos conseguindo reunir em torno desta iniciativa. A vila de Caldas das Taipas não deve ter outro evento que dê tanta projeção como a Corrida das Taipas que consegue chegar a 400 mil telespectadores”.

Num orçamento total de 10 mil euros, a organização encaminha 2.500 euros para distribuir por 71 atletas e sete equipas, em prémios de classificação monetários.

Constantino Veiga, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, considerou este momento de “extrema felicidade” referindo que o Núcleo de Atletismo das Taipas tem assumido este evento “com competência”.  “O caminho foi feito com esforço e com dedicação, com perseverança porque nunca nos deixamos abater e conseguimos sempre os objetivos. A minha meta foi atingida com esta 12.ª corrida. Como sabem, vou abandonar a presidência da Junta de Freguesia, por força da legislação em vigor, e naturalmente, estes 12 anos de atletismo sustentam a aposta do executivo e de outros colegas que por cá passaram», referiu a este propósito.

Pelo Núcleo de Atletismo das Taipas, o seu presidente, Manuel Mota, deu conta do otimismo que reina na possibilidade de uma nova prova recheada de sucesso e referiu-se ainda às principais dificuldades sentidas nesta organização que se relacionam, essencialmente, na recolha de apoios financeiros.

Para João Garrido, representante da Associação de Atletismo de Braga, “a boa organização das últimas provas, justificam a parceria que a Associação tem mantido com o Núcleo de Atletismo das Taipas e a manutenção da prova a contar para o Campeonato Regional de Estrada. O atletismo precisa de Clubes como o Núcleo de Atletismo das Taipas”, rematou.