Vilas terão copos reutilizáveis da Vitrus. Populações escolhem desenhos
A partir de 02 de dezembro, as pessoas podem votar, através das redes sociais, no desenho que os copos reutilizáveis da empresa municipal Vitrus terão em cada uma das vilas do concelho de Guimarães, entre as três propostas ao dispor para cada vila. Esse é o primeiro passo para a descentralização do projeto Care, em vigor na cidade desde 2018, principalmente em eventos para massas. Esses copos são ilustrados com o Castelo de Guimarães, com a inscrição “Aqui nasceu Portugal”, com a estátua de Mumadona Dias, junto ao tribunal, e com o Padrão da Oliveira.
“Estes copos são para serem utilizados nas vilas, nas festas que lá existem, nas escolas, nos centros sociais. Vamos fazer um trabalho de cada vez maior proximidade para vermos efetivamente onde faz mais sentido a aplicabilidade, para reduzirmos ao máximo os copos descartáveis em detrimento dos copos reutilizáveis”, frisa o administrador executivo da Vitrus, João Pedro Castro, à margem da apresentação decorrida na arcada do antigo edifício dos Paços do Concelho, entre as praças de Santiago e da Oliveira.
Essa apresentação contou com presidentes ou membros dos executivos das juntas de freguesia correspondentes às nove vilas do concelho de Guimarães: Caldas das Taipas esteve representada pela 2.ª Vogal do executivo, Rosa Lima, responsável pela secretaria e pelos serviços administrativos, Brito pela presidente da Junta, Fátima Saldanha, e Ponte pelo presidente Sérgio Castro Rocha, que esteve também no papel de anfitrião da cerimónia, enquanto presidente da Vitrus.
A empresa municipal pretende iniciar a produção de copos com a maior brevidade possível depois de concluído o período de votação, de cerca de um mês, acrescenta. Essa primeira descentralização do Care vai preceder uma outra, para todas as restantes freguesias do concelho de Guimarães, com a intenção de se reduzir o desperdício de plástico.
“Vamos tentar perceber como é que este modelo vai funcionar nas vilas. Quando avançarmos para as restantes freguesias, já vamos ter o historial do seu funcionamento nas vilas. À partida, os moldes são os mesmos. Como cidadãos, temos de fazer alterações no nosso quotidiano e nos nossos comportamentos para evitar o descarte absurdo de plástico”, defende o responsável, a propósito de um projeto financiado com recursos internos da Vitrus. Na cidade, por exemplo, o projeto Care abarcou 135 eventos desde 2018, ao livre ou em espaços como o Multiusos de Guimarães, onde a Receção ao Caloiro tem sido um dos exemplos dessa transformação, adiantou.
Enquadrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a apresentação contou com os presidentes ou membros dos executivos das nove vilas do concelho de Guimarães. O presidente da Vitrus realçou que o projeto “precisava de uma nova face”. “Precisava não só de mudar a imagem, mas a finalidade seria essencialmente a de chegar às nove vilas do concelho de Guimarães”, referiu.
Já a vereadora municipal para o ambiente, Sofia Ferreira, disse que a gestão de resíduos é uma das áreas em que a Vitrus se tem destacado e enalteceu o “bairrismo saudável” que a votação dos desenhos pode desencadear, envolvendo as populações das vilas.
Lugares à escolha em cada vila
Brito
Junta de Freguesia
Igreja Paroquial
Espaços Criativos
Caldas das Taipas
Ara de Trajano
Banhos Velhos
Pontilhão
Lordelo
Igreja de São João de Calvos
Igreja Velha
Parque de Lazer
Moreira de Cónegos
Estádio do Moreirense FC
Moinhos
Cruzeiro Senhora d'Ajuda
Ponte
Junta de Freguesia
Ponte de Campelos
Obelisco
Ronfe
Avenida da Igreja
Parque Desportivo
Centro Escolar
Serzedelo
Igreja Românica
Capela Senhoras do Monte
Ponte do Soeiro
São Torcato
Igreja Velha
Basílica de São Torcato
Campo d'Ataca