29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vitrus detetou 248 ocorrências no serviço de fiscalização ambiental

Redação
Sociedade \ terça-feira, janeiro 17, 2023
© Direitos reservados
Nova resposta que assume a fiscalização do cumprimento das normas constantes no Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos e do Regulamento de Higiene e Limpeza Pública de Guimarães.

A Vitrus Ambiente detetou, no primeiro ano de atuação do serviço de Fiscalização Ambiental, quase duas centenas e meia de ocorrência, mais especificamente 248 ocorrências, através da “nova resposta que assume a fiscalização do cumprimento das normas constantes no Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos e do Regulamento de Higiene e Limpeza Pública de Guimarães”.

Numa ação desenvolvida em parceria com o município de Guimarães, o maior número de ocorrências diz respeito à deposição de lixo fora dos horários apropriados e ainda deposições fora do equipamento próprio para o efeito.

OCORRÊNCIAS:

- 82 situações anómalas referentes a deposição em horário inapropriado;

- 54 deposições fora dos equipamentos para o efeito;

- 50 deposições fora do local, no âmbito do sistema PAYT;

- 45 relacionadas com deposição indevida de resíduos volumosos;

- 12 deposições de resíduos industriais e 5 deposições de resíduos de construção e demolição (RCD).

“A equipa de Fiscalização Ambiental assume as funções de fomentar a cidadania ambiental e a prática de ações ambientalmente corretas e lícitas”, dá conta a empresa municipal, acrescentando que a sua missão passa também por “mitigar os focos identificados como problemáticos, no que respeita à deposição e abandono indevido de resíduos urbanos e ainda o reforço e apoio às atividades de sensibilização”.