14 dezembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vila Natal está de volta às Taipas com tradições e novidades

Redação
Freguesias \ sábado, dezembro 13, 2025
© Direitos reservados
Durante os próximos fins de semana, as Taipas acolhem a Vila Natal. Entre diversões e espetáculos para crianças, há ainda espaço para a Parada de Natal e para o bolo-rei.

Bem no coração das Taipas, está a Vila Natal. Aqui, reúnem-se artesãos e associações locais, mas também miúdos e graúdos a fazer fila quer para conhecer o Pai e a Mãe Natal quer para ter vez na “banquinha” das pinturas faciais ou nos insufláveis. As ruas preenchem-se de “casinhas” com diferentes artes, presentes e iguarias tradicionais, e de inúmeras famílias preparadas para enfrentar o frio de dezembro.
Pensada para as crianças, a vila convida ainda jovens e adultos a “celebrar o espírito natalício” neste e no próximo fim de semana, garante a porta-voz da Comissão de Festas, Diana Correia. “A Vila Natal tem verificado um crescimento muito grande. Temos cada vez mais visitantes, como também mais barraquinhas”, descreve a representante. “E, este ano, decidimos evoluir um bocadinho, ao nível da animação infantil”.
Nesta edição, há cerca de duas dezenas de casinhas de madeira e “banquinhas” de artesanato. No entanto, a “grande atração” para os mais novos faz-se de plástico: há insufláveis. Enquanto os miúdos sobem e deslizam pelo “famoso divertimento infantil”, os pais aguardam pacientemente. Quem já passou pelos insufláveis, espera agora por ser atendido por um dos elfos de Natal. “Queremos pintar a cara”, dizem. Depois de maquilhados, vão até à Casa do Pai Natal. Dezenas de olhos curiosos olham para o homem vestido de vermelho e esperam para lhe sussurrar a lista de prendas que querem receber nas festividades.


Cristina Freitas está na Vila Natal “por acaso”. “Passei e decidi parar”, aponta. Agora, vê – com os dois filhos – o espetáculo de dança dos jovens alunos da Academia Nokaute. “Depois da dança, vamos explorar um bocadinho, mas não vamos conseguir ver o Pai Natal chegar”, lamenta. Também Conceição Marques e António Rodrigues decidiram marcar presença na inauguração da Vila Natal. “Vivemos cá há muitos anos, mas nunca viemos à abertura”, diz Conceição, reconhecendo que foi o “solinho” que os incentivou a “dar um passeiozinho” pelo centro das Taipas. “Estas coisas são muito boas porque ajudam com o espírito de Natal”.


Na zona do artesanato, “está tudo muito bem orientado”, revela uma das artesãs, Antónia Rodrigues. “Comecei a vendar muito cedo”, acrescenta, enquanto exibe uma das decorações de Natal que produz. Mais a baixo, Cátia Carvalho também organiza os últimos “bonequinhos” que faz à mãe. “Espero que esta edição seja igual ou melhor do que a do ano passado”, afirma.
Além das pinturas faciais e dos espetáculos de dança, a programação da Vila Natal inclui horas de conto, o “habitual Bolo-Rei Gingante, que este ano vai ser produzido por sete pastelarias, e a tradicional Parada de Natal”, nota Diana Correia. O Bolo-Rei Gigante vai ser distribuído amanhã, dia 14, pelas 15h00, depois do desfile de motards e a Parada de Natal está marcada para as 15h00 do dia 21 de dezembro.
“Temos cada vez mais motivos para que as pessoas venham visitar a Vila Natal”, admite Diana Correia. “E a vila não é só para os taipenses é também para que as freguesias vizinhas venham partilhar connosco o espírito de Natal”, acrescenta.