13 agosto 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“Vila de portas abertas” para São Pedro com “três cabeças de cartaz”

Bruno José Ferreira
Sociedade \ quarta-feira, junho 01, 2022
© Direitos reservados
Lena D’Água, Cláudia Martins – Minhotos Marotos e Zé Amaro são os nomes do São Pedro 2022, uma das “mais emblemáticas festas do concelho”. Portas da vila “abrem-se a toda a gente”.

Foi oficialmente apresentado o cartaz das Festas da Vila e São Pedro 2022 tendo como principais nomes Lena D’Água, Cláudia Martins – Minhotos Marotos e Zé Amaro. “Três cabeças de cartaz”, considera Luís Gonçalves, presidente da Comissão de Festas dar Vida à Vila.

Trata-se do “regresso de uma das mais emblemáticas festas do concelho”, nas quais a intenção é “abrir as portas da vila a toda a gente” depois de dois anos de interregno em virtude da pandemia.

Apostando em diversas atividades “com gente da terra”, nomeadamente no São Pedro Não Dorme, o principal responsável pelas festas promete muita animação em “três semanas de festa que passam muito rápido”, convidando à presença de todos os taipenses e freguesias vizinhas.

“Festa para todas as idades e para todo o concelho”

Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, mostrou a sua satisfação pelo regresso das festas, num ano em que “era mais fácil não as realizar dado o rebuliço no centro devido às obras” e também o facto de “alguns particulares não terem cedido os terrenos, como há três anos”.

“Os membros desta comissão são pessoas com muita coragem”, vincou Luís Soares, acrescentando que esta é “uma festa para todos, para todas as pessoas de todas as idades e de todo o concelho; e até concelhos limítrofes.

O presidente da junta agradeceu à Turitermas a cedência das instalações nomeadamente para a realização das feiras da francesinha e das associações, no Polidesportivo, adiantando ainda que “o percurso da procissão ainda não está definido” devido às obras.

“Festa com maior investimento do município depois das Gualterianas”

Considerando o cartaz “excecional”, a vereadora Sofia Ferreira representou o município no evento de divulgação das Festas da Vila e São Pedro, que destaca ser “uma festa importante para todo o concelho e para toda a região”.

A vereadora promete marcar presença, ressalvando que “a seguir às Gualterianas esta é a festa com maior investimento do município”, algo que acontece “de forma justa e merecida”. Também presidente da Turitermas, a vereadora diz que lidera uma “instituição desta terra, que age na defesa da vila” e que, por isso, tem sempre “disponibilidade para colaborar”.

As Festas da Vila e São Pedro decorrem dentro de um mês, de 1 a 4 de julho, sendo que antes disso realizam-se então as feiras da francesinha e das associações. O palco principal, onde decorrerão os concertos, será fixado no Parque de Lazer das Taipas, voltado para a Alameda Rosas Guimarães.