16 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Movimento contra via do Avepark realiza sessão de esclarecimento em Barco

Redação
Sociedade \ terça-feira, maio 09, 2023
© Direitos reservados
A sessão agendada para as 21h00 de quinta-feira é a terceira por iniciativa do Stop Via do Avepark. O movimento cívico espera ainda recolher assinaturas para Assembleia Municipal Extraordinária.

Depois de Santa Eufémia de Prazins, a 28 de fevereiro, e da União de Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite, a 30 de março, o movimento cívico Stop Via do Avepark (SVAP) vai promover uma terceira sessão de esclarecimento em mais uma das freguesias contempladas pela infraestrutura planeada pela Câmara Municipal de Guimarães: Barco.

O evento realiza-se a partir das 21h00 de quinta-feira, 11 de maio, no auditório do Grupo Cultural e Recreativo de Barco.

“Sob o lema “Pelas freguesias, pelas pessoas, pela natureza”, o momento será aproveitado para a recolha de assinaturas para a convocatória de uma Assembleia Municipal Extraordinária”, informa ainda o movimento, em comunicado.

Opositora à via do Avepark, a presidente da Junta de Freguesia de Santa Eufémia de Prazins, disse ao Reflexo, após a primeira sessão, que as pessoas se mostraram contra de “forma geral” após perceberem que a estrada vai cortar 14 ruas segundo o traçado previsto e criar “impacto visual” na paisagem em redor. “Temos uma parte da via com um talude de 22 metros. Há uma outra zona com uma escavação com 35 metros. Isto tem um impacto brutal nas freguesias rurais”, vinca.