28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Via do Avepark: caminhada vai divulgar "património comprometido" com a obra

Redação
Sociedade \ quinta-feira, novembro 10, 2022
© Direitos reservados
Associação Vimaranense para a Ecologia promove no próximo dia 20 uma caminha desde Ponte até ao Avepark. Quer promover a reflexão sobre o novo troço de estrada que está projetado.

A Ave – Associação Vimaranense para a Ecologia organiza no próximo dia 20 de novembro – domingo – uma caminhada inserida na iniciativa ‘Caminhar em Guimarães’ que pretende voltar a realçar o tema da via do Avepark.

“Agora que as caraterísticas da nova estrada já são conhecidas, pretendemos divulgar e promover o contacto com o património cultural, ambiental e paisagístico que ficará comprometido com o traçado projetado”, dá conta a associação.

O objetivo é contribuir para uma “reflexão informada” sobre o novo troço de estrada que vai ligar a Vila de Ponte, desde a rotunda que vai nascer na Estrada Nacional – conhecida como reta de Toriz – e o Parque de Ciência e Tecnologia.

A participação nesta iniciativa é aberta a todos, de forma gratuita – não inclui seguro – sendo o início da caminhada às 10 horas na reta de Toriz, junto à JOM. A saída de Guimarães acontece às 9h45 de Azurém junto à Universidade do Minho.

Esta caminhada tem grau de dificuldade considerado “baixo”, tendo uma extensão de 13 kms, uma distância que se prevê que possa ser percorrida em seis horas, pelo que os participantes devem munir-se de farnel.