28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Via dedicada ao AvePark vai ser sujeita a discussão pública

Redação
Freguesias \ quinta-feira, fevereiro 12, 2015
© Direitos reservados
A Câmara Municipal de Guimarães dá conta, através de um comunicado, que os vimaranenses vão poder pronunciar-se sobre a via dedicada que fará a ligação ao Parque de Ciência e Tecnologia.

Nesse mesmo comunicado, a Câmara dá conta de um estudo encomendado à Universidade do Minho, para que esta identifique, genericamente, qual o melhor traçado para fazer uma ligação fluída desde a saída da autoestrada em Silvares até ao AvePark e, consequentemente, à vila das Taipas

Pode ler-se ainda que, neste momento, não existe nenhum projeto, nem anteprojeto. Por enquanto, a Universidade encontra-se a estudar, criticamente, o referido espaço canal para ser encontrada a solução mais sustentável do ponto de vista técnico.

Com a apresentação desse estudo, a Câmara espera que fiquem definidas as características da via, o perfil da ligação, o traçado mais adequado e os pontos críticos a resolver na totalidade do percurso, de modo a tornar a via fluída e dedicada.

Somente a partir desse momento é que estarão reunidas as condições para a promoção de estudos, nomeadamente de impacto ambiental, que irão determinar a viabilidade da proposta.

A discussão pública relativa à via em causa terá efeito após a elaboração do Estudo Prévio. A Câmara Municipal, face a algumas afirmações produzidas sobre este assunto, esclarece o conceito de via dedicada, afirmando que o primeiro objetivo é a ligação ao AvePark mas que não se está, obrigatoriamente, perante uma via sem qualquer ligação à rede viária existente, podendo ter ligações à rede viária local que garantam a necessária fluidez do trânsito para uma via destas características.