25 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vaudeville Rendez-Vous: triângulo do circo contemporâneo desenha-se a norte

Redação
Cultura \ quinta-feira, julho 26, 2018
© Direitos reservados
É a quinta edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, que acontece simultaneamente nas cidades de Braga, Famalicão e Guimarães, naquele que é apresentado como "o mais influente festival de circo contemporâneo da região Norte".

É a quinta edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, que acontece simultaneamente nas cidades de Braga, Famalicão e Guimarães, naquele que é apresentado como "o mais influente festival de circo contemporâneo da região Norte".

O programa decorre deste quarta-feira, 25 de julho, com espetáculos a acontecerem naquelas três cidades. O festival é organizado pelo Teatro da Didascália e propõe a descoberta do circo contemporâneo em espaços públicos citadinos, em espetáculos de entrada livre.

É uma dezena de espetáculos, sendo que três são estreias guardadas para o festival, que faz chegar à região alguns dos principais e mais influentes criadores internacionais.

O Vaudeville Rendez-Vous tem como missão apresentar propostas artísticas que se distinguem dos padrões estéticos e técnicos habitualmente associados ao novo circo. O espetáculo inaugural foi uma estreia, com a apresentação de "Somos", em Braga, na passada quarta-feira 25.

Esta quinta-feira 26 (22h, no Largo Condessa do Juncal), Guimarães recebe a estreia de "Kadok", pela companhia luso-americana Oliveira & Bacthler, que tem como ponto de partida o conceito de “casa”, num espetáculo conta com a performance de uma bailarina, um malabarista e uma trapezista.

Grande parte dos espetáculos vão alternando entre as três cidades. Sexta-feira 27 (19h), no Largo de Donães, em Guimarães, será estreado "Arquétipo - Acto III" pela companhia Radar 360º, numa coprodução com o festival.

Para o último dia do Vaudeville Rendez Vous, a companhia Cirque Rouages estreia "Sodade", uma performance “em torno de um cabo infinito”, onde quatro corpos em equilíbrio vão evoluir “como ondas de um tempo passada que retorna e continua incessantemente”.

O espetáculo integra também dois músicos que tocam, cantam e contam uma fábula a grande altura. "Sodade" é o espetáculo de encerramento do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous (dia 28), no Jardim do Paço dos Duques, em Guimarães, às 22h00.

Programa de espetáculos em Guimarães

quinta-feira, 26 de julho
Kadok
19h00 / Largo Condessa do Juncal / Guimarães​
companhia Oliveira & Bachtler

Phasmes
22h00 / Jardim do Paço dos Duques / Guimarães​
companhia Libertivore

sexta-feira, 27 de julho
Arquétipo - Acto III
19h00 / Largo de Donães / Guimarães​
companhia Radar 360

Flaque
22h00 / Largo da Oliveira / Guimarães
companhia Defracto

sábado, 28 de julho
Saut
19h00 / Largo de Donães / Guimarães
compania Le Colletif Bigbinôme

...Sodade...
22h00 / Jardim do Paço dos Duques / Guimarães
compania Cirque Rouages