20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Universidade do Minho traça o perfil dos editores da Wikipédia

Redação
Sociedade \ quinta-feira, fevereiro 11, 2021
© Direitos reservados
De acordo com o investigador Pedro Rodrigues Costa, o perfil comum do editor da Wikipédia lusófona é homem, brasileiro, estudante e com idade compreendida entre os 18 e 24 anos.

Um estudo inédito, realizado por Pedro Rodrigues Costa no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, traça o perfil dos editores da Wikipédia em português.

Em declarações prestadas ao Reflexo, o investigador afirma que o desconhecimento sobre o perfil dos editores da plataforma gerou a inquietação que serviu como ponto de partida para a realização do estudo. A Wikipédia, fundada em 2001, é uma plataforma colaborativa e um dos 10 websites mais visitados do mundo. Com esta investigação, Pedro Rodrigues Costa quis perceber quem são as pessoas que constroem a maior enciclopédia online. Propôs-se a descobrir "quem são, de onde vêm, o que fazem, quais são as suas profissões e motivações".

A Wikipédia escrita em português cresceu muito nos primeiros anos, "sobretudo a partir de 2003". Entre 2003 e 2020, a média de editores lusófonos flutua entre os 1500 e 1600, número que se tem mantido "mais ou menos estável". Com a obrigatoriedade de estar mais tempo em casa, em consequência da pandemia, o número de editores ativos - ou seja, os que têm pelo menos uma edição mensal - aumentou para um número ligeiramente superior a 2000. O investigador concluí que houve outra nuance a contribuir para o aumento referido. Recentemente, foi levada a cabo uma alteração no processo de colaboração que obriga os editores a criar um código de acesso à plataforma.

Os wikipedistas, como são designados aqueles que colaboram para o enriquecimento de conteúdos na plataforma, "são voluntários" e "têm, na maior parte dos casos, outras profissões". Os estudantes são "a maior fonte de criação de artigos". Os professores são o segundo grupo mais ativo, "tanto ao nível do ensino secundário como ao nível do ensino superior". Pode concluir-se, então, que o wikipedista típico é um homem brasileiro, estudante, com idade compreendida entre 18 e 24 anos.

Atualmente a Wikipédia lusófona conta com mais de um milhão de páginas de conteúdo e a língua portuguesa é a 18ª mais utilizada na maior enciclopédia online do mundo.