29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Universidade do Minho lidera nas patentes em Portugal

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, setembro 09, 2020
© Direitos reservados
A Universidade do Minho é a entidade portuguesa com mais pedidos de patentes, segundo o Barómetro Inventa - Patentes Made in Portugal 2020.

A Inventa Internacional preparou uma compilação de estatísticas e indicadores relacionados com a evolução da atividade no que diz respeito à proteção por patentes para invenções, em que o requerente possui origem em Portugal.  O ranking elaborado pela consultora é liderado pela UMinho, com 44 pedidos de “famílias de patentes” em 2019, seguindo-se a Universidade do Porto (32) e a Novadelta (28).

O top 20 do Barómetro Inventa inclui 11 instituições de ensino superior, o que evidencia a importância destas na inovação nacional. Este documento revela ainda que, no ano passado, o Instituto Europeu de Patentes registou 272 pedidos portugueses de patente (mais 23% face a 2018), sendo 46% oriundos da região Norte.

Publicado em abril de 2020, O Relatório Estatístico Anual de 2019 do Instituto Nacional da Propriedade Industrial confirma a liderança da academia UMinho e coloca-a no topo das instituições de ensino superior do país com maior número de patentes.