20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Universidade do Minho assinala aniversário em Braga e Guimarães

Redação
Sociedade \ segunda-feira, fevereiro 19, 2018
© Direitos reservados
Academia assinala esta segunda-feira 44 anos de existência. A data será assinalada com uma sessão solene e vários momentos musicais, que começaram ontem, em Guimarães. O professor de da University College London (Reino Unido) proferirá uma palestra.

As celebrações do dia do 44.º aniversário da academia minhota terão início com uma sessão solene, marcada para as 11 horas, no edifício da Reitoria.

Além de intervenções previstas do reitor Rui Vieira de Castro, dos presidentes da Associação Académica e do Conselho Geral, está programada uma palestra sobre a integração da universidade na sociedade, por John Martin, professor da University College London (Reino Unido).

Seguir-se-ão momentos musicais com a participação do Coro Académico da Universidade do Minho, acompanhado pelo Ensemble de Metais do Departamento de Música da mesma universidade, sob a direção de Sílvio Cortez.

Está ainda previsto um concerto de música, pela Orquestra da Universidade do Minho e do Coro de Alunos da Licenciatura em Música. Será às 21.30 horas, também no no salão medieval da Reitoria. Serão interpretados "The Planets, op. 32", de Holst, e “Te Deum, op. 103”, obra do romantismo do compositor checo Antonín Dvorák.

Em Guimarães, este mesmo espetáculo foi apresentado na Igreja de S. Francisco. Além da Orquestra e Coro da Universidade do Minho, estiveram como solistas a soprano Marina Pacheco, o barítono Pedro Telles. O concerto foi dirigido pelo maestro Francesco Belli.