25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

União Europeia instala supercomputador no Avepark

Redação
Sociedade \ segunda-feira, outubro 12, 2020
© Direitos reservados
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou esta segunda-feira em reunião de câmara a instalação de um supercomputador da União Europeia no Avepark.

Este anúncio foi feito antes da ordem de trabalhos, quando a oposição, nomeadamente o vereador Ricardo Araújo, mostrou a sua preocupação relativamente a insolvência da incubadora tecnológica Spinpark, instalada precisamente no Avepark.

“Tenho estado reunido com o Ministro da Ciência, Manuel Heitor, e com a Fundação da Ciência e da Tecnologia e tenho um protocolo para trazer para a próxima semana em que nós, no Avepark, vamos ter sediado já no próximo ano o supercomputador da União Europeia para o norte e até para todo o país, com um investimento inicial de 20 ou 25 milhões de euros; a supercomputação europeia em Portugal fica no Avepark”, referiu Domingos Bragança.

Relativamente ao Spinpark, Ricardo Araújo questionou o que está a ser feito pelo município relativamente às nove empresas que integram o Spinkpark e se esta situação de insolvência e ameaça de despejo das referidas empresas podia ter sido evitada pelo município.

Em resposta, o vereador Ricardo Costa referiu que o Spinpark é da responsabilidade da Universidade do Minho e da Portus Park, mas que isso “não desresponsabiliza o que o Câmara Municipal de Guimarães tem de fazer”.

Anunciando que o município tem estado em contacto quer com as empresas quer com a responsável pelo processo de insolvência, Ricardo Costa garantiu que o processo não tem os contornos que têm vindo a público. Após as referidas reuniões, estando outras reuniões marcadas, Ricardo Costa frisou que o município está “tranquilo”, revelando que já há solução para sete das nove empresas instaladas no Spinpark, também no Avepark, no TecPark.