
UMinho com mais de 3000 vagas para o ano letivo 2025/26
A Universidade do Minho (UMinho) vai disponibilizar 3029 vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior para o ano letivo 2025/2026, distribuídas por 59 cursos, sendo 57 licenciaturas e dois mestrados integrados. As áreas com mais vagas são Engenharia Informática, com 170 vagas, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, com 141 vagas, Medicina, com 122 vagas, e Direito, com 110 vagas. Os cursos de Educação e Direito são os únicos com opção de horário laboral e pós-laboral, enquanto que a licenciatura em Música é acedida por concurso local.
A candidatura à primeira fase do concurso decorre entre 21 de julho e 4 de agosto, através do site da DGES. Cada estudante pode indicar até seis opções de curso/instituição por ordem de preferência. Os resultados serão conhecidos a 24 de agosto, com matrículas online entre os dias 25 e 28 do mesmo mês. As aulas iniciam-se a 15 de setembro e a propina anual para estudantes nacionais é de 697 euros.
Haverá ainda uma segunda fase de candidaturas entre 25 de agosto e 3 de setembro, e uma terceira fase de 23 a 25 de setembro, consoante a existência de vagas sobrantes.
A oferta de formações abrangem 11 Escolas e Institutos, nomeadamente: Engenharia; Ciências; Economia, Gestão e Ciência Política; Letras, Artes e Ciências Humanas; Ciências Sociais; Arquitetura, Arte e Design; Educação; Direito; Medicina; Enfermagem; e Psicologia. As licenciaturas duram três ou quatro anos e os mestrados integrados entre cinco e seis anos. Os cursos são lecionados entre os polos de Gualtar, Congregados (Braga), Azurém e Couros (Guimarães).
Além do concurso nacional, a UMinho disponibiliza acessos por regimes especiais, incluindo para estudantes internacionais, maiores de 23 anos e titulares de cursos superiores ou de especialização tecnológica.
A informação completa pode ser consultada no site da UMinho, por email (acesso@usga.uminho.pt) ou pelo telefone 253 604 593.