Uma “obra nova” nasce em São Lourenço: “É uma grua para a freguesia”
Em poucos meses o Berço transfigurou o Campo de Futebol de Sande São Lourenço, transformando-o na Berço Academia. Quase duas décadas depois a freguesia volta a ter desporto, com uma valência com “condições ímpares” ao nível de clubes profissionais. O relvado será certificado pela FIFA.
O futebol está prestes a regressar a Sande São Lourenço. O tapete verde está colocado, afinam-se pormenores e o campo de jogos da freguesia, inativado há quase duas décadas, ganha uma nova vida. Paredes meias com um Monumento Nacional, junto ao Castro Sabroso as paredes outrora verde-rubras dão lugar ao azul e branco do Berço SC e, à vista desarmada até pode parecer uma intervenção relativamente simples, mas Armindo Esteves vai adiantando que “é uma obra completamente nova em que mexeram em tudo”. O antigo diretor do CCD Sande São Lourenço viu o campo ganhar forma, ainda antes de ser inaugurado oficialmente em janeiro de 2004. “Lembro-me de ser pelado, depois de ter um relvado bom. Joguei aqui e fui treinador de juvenis quando havia camadas jovens”, aponta.
Hoje em dia quase que revive tudo de novo. “Estou aqui perto e vou lá quase todos os dias”, conta. Acompanha as obras a par e passo naquela que é uma infraestrutura municipal, estando cedida ao Berço – clube fundado em 2016 – num contrato de comodato válido para duas décadas. “Para garantir o desenvolvimento do projeto no futuro, o clube já adquiriu o terreno adjacente. Ao todo, com o terreno do recinto de jogo, através de comodato, o Berço tem aqui uma área de 36 mil metros quadrados, o que, pensando à frente, pode albergar mais dois ou três campos”, explicou o clube numa visita guiada às instalações, ainda em obras, no momento em que os jogadores do atual plantel visitaram o espaço.
A Câmara Municipal de Guimarães atribuiu um subsídio no valor de 350 mil euros, sendo o restante investimento assegurado pelo clube. Entre relvado (267 mil euros), iluminação (50 mil euros) e muros e impermeabilização (55 mil euros) o clube já superou essa verba, sendo que a obra vai muito mais além. “Apresentámos à Câmara um projeto credível de reabilitação e um parceiro fazer essa reabilitação”, informou o Berço. Na atribuição do subsídio, o município estimou que corresponderia a sensivelmente metade da verba necessária para a intervenção, no entanto o valor total da intervenção será superior.
Relvado aprovado pela FIFA e condições “ímpares”
Nas visitas diárias que vai fazendo, Armindo Esteves nota que “está tudo completamente diferente” lembrando que “ainda há pouco tempo era uma coisa, mas agora já está muito diferente”. “Balneários, ginásio, salas para reuniões, tem tudo que um clube moderno precisa. Praticamente só aproveitaram a bancada, mas até isso está mudado, com camarotes e mais outras coisas”, expõe o antigo diretor, vizinho da nova casa do Berço.
De facto, o clube que disputa a Divisão de Honra da AF Braga – tendo passado recentemente pelo Campeonato de Portugal – elaborou um projeto em que se enumeram as valências: rouparia, lavandaria, casa das máquinas, sala de departamento médico, sala de serviços, auditório / sala de conferências, ginásio, escritórios, bar, balneário para a equipa sénior, balneário para a equipa técnica com sala de trabalho, balneário para equipa da arbitragem já equipado para equipas mistas, balneário para a equipa visitante e balneário para a formação. Na bancada foram construídos oito camarotes, camarote presidencial com dezasseis lugares, sala de catering, espaço fechado para a imprensa e 200 lugares com cadeiras cativas; isto numa bancada que terá capacidade para sensivelmente um milhar de espectadores. No futuro, no piso inferior que ainda não está a ser intervencionado, uma segunda fase passará pela construção de um mini hotel, que também já está projetado.
“Condições ímpares”, reconhece o treinador do Berço, Ricardo Martins, com ligação umbilical ao clube. Já passou por diversas fases, sendo atualmente o coordenador da formação, não escondendo a “ansiedade” do momento. No que diz respeito ao terreno de jogo, foi ligeiramente alargado para ter medidas mínimas para as competições profissionais e foi instalado um relvado sintético de última geração UEFA PRO. “Vamos certificar o relvado por um dos três laboratórios da FIFA, neste caso vem cá o escocês, num investimento de 3500 euros em que serão avaliados parâmetros como os níveis de borracha, dimensões, tamanho da relva, a colocação da tela, entre outras”, explica o clube, adiantando que a iluminação permitirá também a realização de jogos oficiais.
Os “sem teto” agora têm um “motivo de orgulho”, e a freguesia também
Rui Gomes é, atualmente, o capitão do Berço, regressando ao clube depois de no passado já ter vestido esta camisola. Porta voz do grupo de trabalho na visita à Berço Academia, assume a vontade de “acompanhar a exigência e a responsabilidade” que o clube tem com esta infraestrutura. “Lembro-me de sermos apelidados de «os sem teto», aqui há uns anos. Com isto a crescer temos o privilégio de ser os primeiros a usar do primeiro teto do Berço, sendo um momento de orgulho”, reflete.
Um “orgulho” também para a União de Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar, acredita Armindo Esteves. Na sua ótica “isto é uma grua para a freguesia, uma coisa boa” que ajudará a catapultar Sande São Lourenço. “As pessoas veem, falam e comentam, tem interesse em saber o que é isto, o que acaba por ser bom para a freguesia. Mesmo nas freguesias vizinhas é falado e tem impacto, porque é o Berço aqui a jogar, mas não deixa de ser em São Lourenço”, considera.
Para além disso, depois de mais de quinze anos em que a infraestrutura esteve completamente abandonada e em degradação, a freguesia volta a ter prática desportiva. “As pessoas com quem tenho falado estão contentes com isto, por voltarmos a ter desporto, futebol. Há miúdos daqui que estão a jogar fora, n’Os Sandinenses, Longos, no Taipas, em vários sítios, e agora têm aqui o campo e um clube onde podem jogar. É uma grua para a freguesia”, concretiza Armindo Esteves. A bola começa a rolar na Berço Academia em breve, no decorrer de outubro, estando ainda por agendar a inauguração oficial.