26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Uma dezena de eventos na primeira agenda cultural do ano nos Banhos Velhos

Redação
Cultura \ terça-feira, março 27, 2018
© Direitos reservados
Foi anunciada segunda-feira, 26 de março, a programação para os meses de abril até junho nos Banhos Velhos. O programa contempla uma dezena de eventos, que passarão pela música e pelo teatro, mas incluindo igualmente palestras e tertúlias temáticas.

O início da programação está marcada para inclusão das atividades promovidas anualmente pelo Núcleo de Estúdos 25 de Abril, com os espetáculo Vozes em Liberdade, no dia 24 de abril, que este ano juntará em palco as bandas rock smartini e Mustang; com atuações dos agrupamentos escolares das Taipas, Arqueólogo Mário Cardoso e de Briteiros.

Os concertos continuam a ser, à semelhanças dos anos anteriores, a principal aposta da programação. Em maio passará pelo antigo balneário termal o cantautor Luís Severo, que lançou em 2017 um disco homónimo que esteve incluído em algumas das listas dos melhores álbuns do ano. O concerto está marcado para maio, dia 5.

Outro disco que esteve destacado como um dos melhores do ano passado foi Antwerpen, de Surma, projeto de Débora Umbelino. O concerto está marcado para o dia 15 de junho.

Pelo meio, estão programadas várias tertúlias, com destaque para a que acontecerá no dia 1 de junho, sobre o escritor Camilo Castelo Branco e as suas ligações à vila de Caldas das Taipas. O historiador António José Oliveira irá abordar os temas em volta de dois séculos de história da indústria termal na vila, numa tertúlia marcada para 11 de maio.

Estes são alguns dos eventos conhecidos para o primeiro trimestre de programação nos Banhos Velhos. A programação irá continuar até setembro. O sítio onde se instalou o primeiro balneário termal na vila de Caldas das Taipas tem sido utilizado para fins culturais durante os meses de primavera e verão, desde que o espaço foi reabilitado em 2009.