19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Últimos dias para ver a exposição da Sonoscopia no CC Vila Flor

Redação
Cultura \ sexta-feira, julho 12, 2019
© Direitos reservados
Chega ao final a exposição "Disposofónicos: Acumuladores de Objetos Sonantes" que esteve patente desde abril no Centro Cultural Vila Flor. O encerramento será com a apresentação da performance "Tars".

Termina este sábado, 13, a exposição "Disposofónicos: Acumuladores de Objetos Sonantes" que tem estado patente na galeria do Palácio de Vila Flor. O momento do encerramento será assinalado pela performance "Tars" sob a mão de alguns dos elementos do coletivo que imaginaram a exposição.

A base parte da exploração sonora em materiais e meios específicos como o ar, o metal, o vidro e, neste caso concreto, as cordas, recorrendo a instrumentos convencionais e não convencionais.

Apresentada por Alberto Lopes, Gustavo Costa e Henrique Fernandes, que fazem parte da associação Sonoscopia, peça é suportada por diversos estudos sobre o comportamento acústico e mecânico, desde sistemas simples como monocórdios e berimbaus até sistemas mais complexos como a guitarra, diversos tipos de cítaras e harpas.

A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educacionais centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos interdisciplinares com a literatura, dança, teatro e artes visuais.