29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

"Tudo ou Nada" é o ponto de partida para o debate de mais uma edição da TEDx Guimarães

Paulo Dumas
Sociedade \ terça-feira, outubro 22, 2019
© Direitos reservados
A sala da blackbox do Centro Internacional das Artes José de Guimarães já se encontra esgotada para receber a sétima edição da conferência TEDx em Guimarães, onde participarão dez oradores.

A conferência TEDxGuimarães tem regresso marcado para o próximo fim de semana. O evento, já com a sala esgotada, decorrerá durante a tarde de sábado, 26 de outubro, na blackbox do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Os oradores participantes são convidados para apresentarem uma comunicação com duração máxima de 18 minutos, sendo desafiados a partilhar experiências pessoais, as suas ideias, os riscos que correram ao longo das suas vidas.

Uma dezena de oradores irão partilhar as suas experiências, como forma de motivar e estimular a criatividade dos presentes na audiência. O debate de ideias, nesta sétima edição do encontro, rondará o leitmotiv "Tudo ou Nada" e será conduzido por Catarina Moreira.

Entre o rol dos oradores destaque-se a presença do coreógrafo vimaranense Vítor Hugo Pontes, que foi figura central na última edição do GUIdance e ainda do fundador do festival de Paredes de Coura, um dos mais emblemáticos festivais de música em Portugal, que terá em 2020 a sua 28.º edição.

São ainda esperadas as intervenções da jornalista Sandra Felgueiras e o anterior reitor da Universidade do Minho, António Cunha. A lista fica completa com os nomes de Susana Bettencourt, Alexandre Coelho Lima, Manuel Curado, Rosário Ferreira, Sara Coutinho e Luís Canário Rocha.

A organização TED teve origem em 1984, com um encontro de ideias à volta de temas relacionados com a tecnologia, o entretenimento e o design (o que acabou dar origem à sigla pela qual é conhecida a organização), mas que hoje aborda um conjunto mais alargado de outros tópicos.

Passados mais de 30 anos, além dos encontros em mais de 100 países, são os vídeos disponibilizados no YouTube que garantem o sucesso da organização. Em Guimarães, o evento é promovido pela Associação Pontos Comuns, com o apoio do Município de Guimarães.

Artigos relacionados