30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Trombonista da Banda das Taipas em final nos EUA: “É uma mais-valia”

Redação
Cultura \ quinta-feira, julho 13, 2023
© Direitos reservados
João Ricardo Freitas vai tocar no concurso da International Trombone Association, sexta-feira, em Salt Lake City. Maestro da Banda Musical de Caldas das Taipas vinca “talento e capacidade” do músico.

Ligado à Banda Musical de Caldas das Taipas desde criança, João Ricardo Freitas vai atuar na final do concurso da International Trombone Association (ITA) em Salt Lake City, nos Estados Unidos da América, depois de ter passado as eliminatórias do certame. A performance do músico de 18 anos está marcada para as 10h00 locais (17h00 de Portugal), sendo acompanhada por Martha Locker, pianista que irá acompanhar os outros dois finalistas: Beanie Hyunbin Lee e o português Duarte Neiva, de Vieira do Minho.

Para o maestro da Banda Musical de Caldas das Taipas, a presença de João Ricardo Freitas na final de “um concurso muito conhecido” é um “grande prestígio”. “Tem grande capacidade e talento. Mesmo que não fique em primeiro, é um grande prestígio e uma mais-valia para ele, para nós, para amigos e família”, disse Charles Piairo Gomes ao Reflexo.

O feito beneficia não só o currículo de João Ricardo Freitas como solista, mas também a banda, que sempre o incentivou, “fazendo-o crescer como músico”. “Estamos muito orgulhosos”, acrescentou.

Estudante no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga, desde 2011, João Ricardo Freitas participou no concurso por sugestão de um dos seus professores, Zeferino Pinto, músico oriundo de Caldas das Taipas, que também integrou a Banda Musical e “já lançou jovens para o estrangeiro, como João Martinho, outro intérprete oriundo da vila termal, que se encontra numa orquestra em Hamburgo.