28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Transportes. Guimarães ganha mais quatro veículos elétricos: agora são 26

Redação
Sociedade \ segunda-feira, março 21, 2022
© Direitos reservados
Miniautocarros têm 22 lugares e vão circular nas linhas urbanas da cidade.

A Guimabus, concessionária dos transportes públicos no concelho de Guimarães, vai colocar ao serviço mais quatro veículos totalmente elétricos, elevando a sua frota para 26 unidades movidas a energia limpa.

Os quatro novos veículos da Guimabus, que estarão nas ruas vimaranenses até ao fim deste mês de março, são miniautocarros com capacidade para 22 lugares (11 pessoas sentadas e 11 em pé), e com uma autonomia energética para 120 quilómetros, que irão circular nas linhas urbanas da cidade de Guimarães.

Com mais esta aquisição, ficará concluído um investimento global de 12,5 milhões de euros da Guimabus, numa operação que, além dos 26 autocarros (cinco dos quais miniautocarros para utilização em espaço urbano), contempla o investimento em 16 carregadores elétricos, bem como a implementação das infraestruturas elétricas para o seu funcionamento.

Este investimento resulta de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), da União Europeia, que aprovou um incentivo de oito milhões de euros, cabendo à Guimabus a comparticipação de 4,5 milhões de euros.