20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Trânsito: a partir desta terça há alterações no trânsito no centro da vila

Redação
Sociedade \ segunda-feira, maio 29, 2023
© Direitos reservados
A partir da próxima terça-feira a circulação automóvel sofrerá alterações no centro das Taipas, no âmbito da requalificação que está a ser levada a cabo no centro cívico da vila.

Através de comunicado, a Câmara Municipal de Guimarães – promotor da obra – anuncia duas mudanças, uma em frente à Escola Secundária das Taipas e outra na Avenida da República.

Entre a Praça Dr. João Antunes Guimarães e e o cruzamento com a Praceta da Casa da Música e Rua Professor Manuel José Pereira, será proibido o trânsito. Quem circular na Avenida da República terá de seguir o sentido único na direção de Guimarães, pela Rua de Santo António.

Será proibido o trânsito na Rua de Santo António no tramo compreendido entre o cruzamento com as Ruas António Barros e 19 de junho e a Praça Dr. João Antunes Guimarães. Ou seja, quem se deslocar no sentido Guimarães - Taipas, terá de seguir pela rua 19 de Junho ou pela Rua António de Barros, não podendo seguir em frente pela Rua de Santo António em direção ao centro da vila, à Praça Dr. João Antunes Guimarães.

Já na Rua do Professor Manuel José Pereira serão adotados dois sentidos no tramo entre o cruzamento com as ruas da Taipa e do Carregal e a rotunda com a EN101 e EN310, na interseção da Avenida do Ave e ruas da Boavista, Pinheiral, e do Monte Além de Cima.

Sobre esta última alteração, acrescenta o município “a prioridade no entroncamento entre a Rua Professor Manuel José Pereira com a Rua da Taipa será objeto de alteração, por forma a constituir o eixo entre esta rua e o segmento poente da primeira como prioritário; No tramo da Rua Professor Manuel José Pereira, entre a Rua da Taipa e a rotunda com as referidas estradas nacionais será proibida a manobra de ultrapassagem, bem como todas as manobras de viragem à esquerda, exceto:

- no sentido poente-nascente, nos entroncamentos com a Rua do Carregal (quem vem da rotunda do Arquinho para o Posto de Saúde);

- de e para a Viela do Trigal;

- na saída da via de serviço da Escola Secundária das Taipas.”

Com as alterações descritas acima, para além da introdução dos dois sentidos de trânsito, a mais significativa tem a ver com o acesso ao parque de estacionamento da Escola Secundária das Taipas que só vai poder ser realizado para quem se deslocar no sentido da rotunda do Arquinho - Rua professor Manuel José Pereira. Quem se deslocar do centro das Taipas para a referida rotunda, pela rua Professor Manuel José Pereira, não vai poder virar à esquerda para entrar no referido parque de estacionamento.

Estas alterações no trânsito terão também implicações nos transportes públicos, nomeadamente na Guimabus, concessionária de transportes rodoviários de Guimarães, nomeadamente nas linhas 103, 104, 151, 158, 159, 160 e 162.