26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Torneio de Petanca no Parque da Lazer das Taipas

Redação
Desporto \ quinta-feira, julho 11, 2019
© Direitos reservados
Realiza-se este sábado, 13 de julho, no Parque de Lazer das Taipas, o 5º Torneio Regional da Associação e Petanca da Zona Norte.

A iniciativa terá inicio a partir das 14.30 horas e vai prolongar-se por toda a tarde desta sábado nos campos de petanca contíguos ao Polidesportivo da Taipas Termal.

Estarão em competição 9 clube filiados na Associação de Petanca da Zona Norte, onde se inclui a formação da casa, o Clube de Petanca das Taipas e o vizinho Centro Recreativo e Cultural de Briteiros. Para além destes, marcarão presença a Associação Bússola Partilhada, a Casa do Pessoal da RTP, o Clube Amigos da Petanca, o Clube Caçadores de Rebordosa, o Clube Petanca de Estorãos, o Clube Petanca de Rebordosa e o Grupo Desportivo Torre de Moncorvo.

Com origem em França, este jogo foi trazido para Portugal pelos emigrantes e, segundo documento distribuído à imprensa pela Associação de Petanca da Zona Norte, “é no Algarve onde a sua prática é comum e bastante conhecida”.

No mesmo documento, a Associação de Petanca da Zona Norte identifica a modalidade em trê vertentes: “triplete (3 contra 3, com 2 bolas cada jogador), doublete (2 contra 2, com 3 bolas cada um) e mão a mão (1 contra 1, com 3 bolas cada um). O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (but ou cochonette), lançada previamente por um jogador. Joga-se num terreno arenoso num campo com as dimensões máximas de 4x15 metros”.