27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Torneio D. Camilo: veteranos em "celebração", "homenagem" e futebol "puro"

Bruno José Ferreira
Desporto \ terça-feira, julho 04, 2023
© Direitos reservados
Campo do Montinho será palco de um torneio de veteranos com a participação do CC Taipas, Vitória SC, Benfica e Braga. Celebra-se o centenário e presta-se homenagem a Camilo Batista Ribeiro.

O futebol vai “regressar às origens” na tarde do próximo sábado – 8 de julho – no Campo do Montinho, com a organização do Torneio D. Camilo, um torneio de veteranos inserido no âmbito das comemorações do centenário do Clube Caçadores das Taipas.

Com a participação do Vitória SC, do Sp. Braga e do Benfica, para além do CC Taipas, o evento foi apresentado esta terça-feira como “um torneio especial” por Manuel Ribeiro, membro da organização dos Veteranos do CC Taipas, que estão a organizar a iniciativa.

“Não é um torneio qualquer. Assinala o centenário de uma grande associação, o CC Taipas, e serve também para homenagear uma pessoa muito importante na história do CC Taipas: Camilo Batista Ribeiro, a quem chamávamos D. Camilo, que foi um dos impulsionadores dos veteranos no CC Taipas”, referiu Manuel Ribeiro.

Nesse sentido, a competição tem como nome Torneio D. Camilo, sendo César Peixoto o padrinho do evento, pela “feliz coincidência de ter jogado nos quatro clubes”. “Um ex-atleta que pode ser veterano destes quatro clubes é a pessoa indicada para abençoar este torneio”, disse.

Manuel Ribeiro explicou ainda a escolha das quatro equipas, revelando que para além “grande paixão do Sr. Camilo pelo Taipas, também gostava do Vitória e do Benfica”, “daí a razão para ter estes clubes” no torneio. “Convidámos o Braga porque temos a obrigação de prestigiar o futebol do distrito de Braga”, complementou, lembrando que estamos perante quatro clubes centenários.

O torneio tem início a partir das 14 horas, sendo disputado em jogos com duas partes de 25 minutos: o primeiro jogo colocará frente a frente o Vitória SC e o Sp. Braga, medindo depois forças os veteranos do CC Taipas e do Benfica. Segue-se o jogo para definir o terceiro e quarto classificados, jogando-se, por fim, a final.

“O futebol veterano é a forma mais pura de competição, é o futebol a regressar às origens, e o que interessa é o convívio”, sublinhou Manuel Ribeiro. Após os jogos terá lugar um jantar, com a presença das equipas e de entidades convidadas – entre as quais os membros da comissão organizadora do centenário.