29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Teste ou certificado: visitas no Hospital de Guimarães com novas regras

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, janeiro 20, 2022
© Direitos reservados
As visitas aos pacientes do Hospital da Senhora da Oliveira têm novas normas, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

O Hospital da Senhora da Oliveira anunciou que os horários das visitas sofreram alterações, "face ao atual comportamento da pandemia covid-19.  O objetivo passa por garantir "a segurança dos doentes internados".

"De acordo com a orientação, 038/2020 de 17/12/2020, atualizada em 09/01/2022 da DGS, os visitantes devem apresentar, para acesso aos estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, Certificado Digital COVID da UE válido, nas modalidades de teste ou de recuperação", explica a nota informativa.

Em alternativa, também será permitido apresentar "um resultado negativo num teste para SARS-CoV-2". Fica dispensado de apresentar teste quem demonstrar ter sido vacinado, com uma dose de reforço de uma vacina. "No entanto, se teve um contacto de baixo risco deve limitar as interações com outras pessoas, reduzindo as suas deslocações ao indispensável, evitando o contacto com pessoas com condições associados a maior risco de desenvolvimento de covid-19 grave, nomeadamente doentes/familiares internados", prossegue o comunicado.

As visitas a doentes internados devido à pandemia encontram-se suspensas a partir de 21/01/2022, inclusive. Esta medida tem como objetivo a proteção dos utentes e visitas, podendo ser consideradas exceções pontuais, sujeitas.