Tempestade Kirk: 70 ocorrências no concelho e 80 árvores removidas
A passagem da tempestade Kirk por Guimarães, esta quarta-feira, levou a que fossem registadas 70 ocorrências no território concelhio, segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal de Guimarães.
Essencialmente as ocorrências ficaram a dever-se à queda de árvores, tendo sido removidas e/ou abatidas, por apresentarem danos significativos, cerca de 80 árvores.
Destaca o município que “não foram registados feridos nem deslocados, no entanto foram identificados danos materiais em alguns veículos e em algumas estruturas, como pequenos muros e/ou edifícios”.
A tempestade provocou também o corte temporário de várias estradas, que entretanto foram reabertas. Relativamente ao fornecimento de energia, foram reportadas diversas situações de falha de energia, tendo sido encaminhados para a entidade competente para a respetiva resolução (E-Redes), salientando que ao nível dos Centros de Saúde encontram-se (a esta hora) as situações normalizadas.
Foram mobilizadas diversas equipas, constituídas por elementos da Câmara Municipal de Guimarães, como a Proteção Civil e a Polícia Municipal (PM), o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, os Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), a Empresa Municipal Vitrus Ambiente e a Vimágua que têm estado no terreno a trabalhar incansavelmente para repor a normalidade.
O processo de limpeza e reparação das áreas afetadas encontra-se em curso, com o objetivo de restaurar a normalidade com a maior celeridade possível. “A autarquia agradece a pronta resposta de todas as entidades envolvidas e apela à compreensão e colaboração de todos os cidadãos”, indica.