26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“Talentos em Livre Trânsito” convida desempregados a desenvolverem competências

Catarina Castro Abreu
Sociedade \ quinta-feira, setembro 07, 2017
© Direitos reservados
Chama-se “Talentos em Livre Trânsito” o programa de estímulo de competências de pessoas em situação de desemprego que chega a Guimarães no próximo dia 25 de setembro. As inscrições estão abertas até dia 15, são gratuitas e a formação realiza-se durante oito dias, no final do mês, na Sol do Ave.

A iniciativa, apresentada na terça-feira, é da SAPANA.org, que se uniu à Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP), sediada em Guimarães, e conta com a parceria da Sol do Ave e da Câmara Municipal. Há 15 vagas disponíveis e os interessados devem inscrever-se online até 15 de setembro. O programa decorre entre os dias 25 de setembro e 04 de outubro, na Associação Sol do Ave, entre as 09h00 e as 18h00.

“Trabalhamos competências transversais que, de uma forma indirecta, ajudam na empregabilidade. Trabalhamos os medos, as crenças, a empatia, a comunicação, a autoconfiança e os objetivos, através de partilhas de experiências”, explicou a responsável pela SAPANA, Marta Horta. No final da formação, que decorre entre 25 de setembro e 04 de outubro, os participantes serão chamados a fazer um pitch (pequeno discurso de apresentação das suas competências) perante representantes de empresas convidadas que farão uma avaliação.

O “Talentos em Livre Trânsito” já passou por várias cidades e conta com uma taxa de sucesso de 80%, assegura a responsável. Trata-se, esclarece “de um espaço onde as pessoas podem partilhar experiências e crenças que, por vezes, estão a bloquear a procura de trabalho”. Esta ação acontece no âmbito do Prémio Agir, da REN, e é financiada por esta entidade, com o apoio logístico da Câmara e da Sol do Ave.

 

Artigos relacionados