19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas – Vila Natal entre 14 e 24 de Dezembro

Manuel António Silva
Freguesias \ terça-feira, dezembro 11, 2018
© Direitos reservados
A época natalícia voltará a ser assinalada na vila das Taipas com a realização de um Mercado de Natal.

À semelhança do ano transato, a Praça Dr. João Antunes Guimarães, vai receber a iniciativa promovida pela Comissão de Festas “Dar Vida à Vila”, durante os finais de dia das sextas-feiras, 14 e 21 de Dezembro e nos sábados (15 e 22) e Domingos (16 e 23), durante todo o dia. Na véspera de Natal, 24 de Dezembro, a Vila Natal vai estar funcionar até às 12 horas.

Os visitantes encontrarão um Mercado de Natal com produtos tradicionais e muita animação de rua (teatro, música, dança, pinturas faciais, jogos tradicionais, hora do conto e as tradicionais fotografias com o pai natal e os figurantes natalícios).

A abertura desta iniciativa, onde será oficialmente acesa a iluminação de Natal da vila, está agendada para o dia 14 pelas 16.30 horas e contará com colaboração dos alunos da Escola da Charneca e Pinheiral que entoarão músicas alusivas à época natalícia. Na noite desse mesmo dia, integrado no Programa Excentricidade, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, há concerto da Orquestra do Norte, no Auditório dos Bombeiros das Taipas.
No sábado, 15 de Dezembro, várias iniciativas a decorrer durante todo o dia, com animação de rua, pinturas faciais e hora do conto. Destaque neste dia para a apresentação do Livro Infantil ‘’Viagem Mágica a nenhures’’ por Isabel Fernandes (Salão de Chá - Avô João – 16 horas) e ainda para a chegada do Pai Natal à Vila Natal, com sessão de fotografias com o Pai Natal (Vila Natal – 18 horas).

No Domingo, a parte da manhã será dedicada a pinturas faciais, fotografias com o Pai Natal, atividade física com uma aula livre de treino funcional e um atelier infantil “Natal Ecológico”. A tarde tem início com animação de rua com ATRAMA e atuação da Escola de Música Palco 21. Destaques de Domingo para a prova de Boloe Rei Gigante a partir das 15 horas no recinto da Vila Natal. Mais tarde, pelas 15.30 horas, há desfile de pais natais em moto, iniciativa do Moto Clube das Taipas. O Dia encerra, a partir das 16.30 horas, com um concerto Orquestra de Sopros dos Alunos de Música do Conservatório de Guimarães a realizar no Auditório da Taipas Termal.

No dia 21, sexta-feira, a Musiminho apresenta um Conto Musical, pelas 17 horas. À noite, há teatro. ATRAMA estreia uma peça de teatro de Natal no Auditório da Taipas Termal. A iniciativa realiza-se às 21 horas e tem um custo de entrada de 2 euros que revertem como donativo para a companhia ATRAMA.

A 22 de Dezembro, os escuteiros das Taipas emprestam figurantes para a realização, a partir das 10.30 horas, de um presépio vivo. Seguem-se as atividades habituais, essencialmente dirigidas às crianças, com atelier infantil, fotografias com o Pai Natal e pinturas faciais e hora do conto. Às 15.30 horas atua o Coro B-Jazz e, uma hora depois, há teatro na Vila Natal com Cia Nós as Duas, com a peça “Uma Noite Especial”.

No Domingo, 23 de Dezembro, da parte da tarde (15 horas) terá lugar a atuação The Cool Train - Combo de alunos da Escola de Jazz do Convívio e mais tarde, pelas 17 horas, serão os Amigos dos Reis a animar a Vila Natal com novo momento musical. Às 17.30 horas, no Auditório da Taipas Termal, ATRAMA repete a sua peça de teatro de Natal.

A manhã do último dia da Vila Natal, será preenchida com pinturas faciais e fotografias com o Pai Natal, com animação do Atelier Era uma Vez, e com um conto musical, pela Musiminho.