27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas-Turitermas inicia obras no parque de campismo e antigo ringue

Redação
Freguesias \ segunda-feira, fevereiro 01, 2016
© Direitos reservados
A intervenção que requalificará o polidesportivo do parque das Taipas, começa esta semana e devolverá um espaço há muito vedado à utilização.

A obra de requalificação do antigo espaço desportivo, inserido no parque das Caldas das Taipas, está em fase de preparação e deverá começar ainda esta semana. A intervenção, há muito anunciada, virá por fim ao processo de degradação daquele equipamento, que determinou posteriormente o seu encerramento.

O projecto de construção do novo polidesportivo representa um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros e prevê a criação de condições para a abertura do Parque de Campismo durante todo o ano, contrariamente ao que vem acontecendo com a abertura sazonal, durante os meses de primavera e verão.

Em 2009, o actual presidente da Direcção da cooperativa Taipas Turitermas, Ricardo Costa, definiu que uma das medidas a tomar seria a recuperação de todo o património edificado da cooperativa. Os projectos de intervenção foram então apresentados em Maio de 2011.

Para Ricardo Costa, a criação de condições para o funcionamento do parque de campismo durante todo o ano dará uma resposta contínua na vertente turismo, ao mesmo tempo que proporcionará condições para a dinamização da economia local, com a criação de emprego.

A obra no polidesportivo, conhecido como ringue, terá a duração de um ano e dotará o espaço de balneários, casas de banho e arrecadações. O projecto consiste na construção de uma cobertura, com uma estrutura em madeira sobre o recinto. A solução do projecto deverá devolver à área o seu valor ambiental, cultural e paisagístico.

Neste particular, o presidente da Taipas Turitermas e também vereador da Câmara Municipal de Guimarães, entidade detentora da maioria do capital da cooperativa, afiança que o novo equipamento proporcionará a prática de desporto na população local, indo ao encontro do que é a estratégia do município nesta matéria.

A Taipas Turitermas é a entidade gestora e proprietária do Parque de Campismo e do ringue, além do complexo de piscinas, do antigo balneário termal os Banhos Velhos, e do edifício termal. Estes últimos foram já objecto de intervenção nos últimos anos.