27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas Turitermas formaliza financiamento da obra dos Banhos Novos

Redação
Freguesias \ terça-feira, maio 05, 2015
© Direitos reservados
O contrato para o financiamento da obra de renovação do balneário termal edifício designado como Banhos Novos, foi formalizado quinta-feira, 30 de Abril, entre Ricardo Costa e Emídio Gomes.

A Cooperativa Taipas Turitermas e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte, que gere os fundos europeus do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), assinaram o contrato que garante a comparticipação da execução obra através dos fundos da União Europeia.

A obra que se encontra já num estado avançado, iniciou-se em Junho do ano passado e representa um investimento que ultrapassa os três milhões de euros, sendo que a comparticipação europeia rondará os 1,3 milhões de euros. A Taipas Turitermas conseguiu a sua parte do financiamento através do Programa Jessica um canal de financiamento com condições especiais.

Esta comparticipação foi conseguida através do Eixo Prioritário II do ON2, direcionado para a valorização económica de recursos específicos. O caderno de encargos da intervenção inclui, além da requalificação do balneário termal (em funcionamento desde 1907), a construção de uma unidade de medicina física e reabilitação (fisioterapia).

O presidente da Direcção da Cooperativa, Ricardo Costa, acredita que a estratégia de revitalização da estância termal das Caldas das Taipas terá um impacto enorme na vida das pessoas. Ricardo Costa está confiante no retorno que o trabalho que está a ser feito trará para a população: estas intervenções permitirão criar novos empregos e atrair mais visitantes e turistas.

Ricardo Costa, que preside à Direcção da Cooperativa Taipas Turitermas desde 2010, é também vereador com a pasta financeira da Câmara Municipal de Guimarães desde 2013. No passado dia 29 de Abril foi eleito vogal da Direcção da Associação das Termas de Portugal.