24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas e Sandinenses voltam a medir forças dezasseis anos depois

Redação
Desporto \ quinta-feira, janeiro 07, 2021
© Direitos reservados
5 de janeiro de 2005. Já lá vão dezasseis anos desde o último embate entre os vizinhos e rivais CC Taipas e Os Sandinenses. Este domingo, em horário matutino em virtude da pandemia, escreve-se mais um capítulo desta história que andava desencontrada.

Este deverá ser o 14.º embate entre as equipas de Caldelas e Sande São Martinho, isto porque escasseiam os registos de confrontos entre os dois emblemas. O Reflexo cruzou dados dos seus arquivos com sites da especialidade, encontrando informações sobre treze jogos realizados.

Curiosamente, estes embates foram sempre disputados nos campeonatos nacionais e, num dos casos, na Taça de Portugal, pelo que o embate do próximo sábado é o primeiro disputado no âmbito da AF Braga.

 

História terá começado em 1994

Esta história dos dérbis entre CC Taipas e Sandinenses terá começado em 1994, ano em que as duas equipas mediram forças pela primeira vez, na altura a contar para a extinta III Divisão Nacional. Levou a melhor Os Sandinenses, vencendo no Montinho por uma bola a zero.

Este histórico de confrontos pende para o lado d’Os Sandinenses, que venceram cinco jogos enquanto que o CC Taipas soma apenas três triunfos, registando-se ainda cinco igualdades. Também a nível de golos Os Sandinenses fica por cima, uma vez que nestes treze jogos apontou dezoito golos, enquanto que o CC Taipas marcou apenas doze.

1994/1995

CC Taipas 0-1 Os Sandinenses

Os Sandinenses 1 – 1 CC Taipas

III Divisão

1996/97

CC Taipas 2-2* Os Sandinenses

Os Sandinenses 4 – 0 CC Taipas

III Divisão

1998/1999

CC Taipas 1 – 2 Os Sandinenses

Os Sandinenses 1 – 1 CC Taipas

II Divisão B

1999/2000

Os Sandinenses 0 – 0 CC Taipas

CC Taipas 2 – 0 Os Sandinenses

II Divisão B

2001/2002

CC Taipas 1 – 1 Os Sandinenses

Os Sandinenses 0 – 1 CC Taipas

II Divisão B

2003/2004

Os Sandinenses 1-2 CC Taipas

Taça de Portugal

2004/2005 Os Sandinenses 2 – 1 CC Taipas

CC Taipas 0 – 2 Os Sandinenses

III Divisão

Destaque para um jogo que foi interrompido ao minuto oitenta, na temporada 1996/1997, em que Os Sandinenses ficou reduzido a seis elementos após ter visto cinco dos seus jogadores serem expulsos, o que levou a que o jogo não chegasse ao final. Quando o jogo foi interrompido registava-se uma igualdade a duas bolas.

 

Bancadas cheias e trocas de lado

Das memórias dos embates entre CC Taipas e Os Sandinenses, predominantemente na década de noventa, nas extintas II Divisão B e III Divisão, fica a certeza de que o embate entre as duas equipas era certeza de bancadas cheias, tal como a imagem documenta.

 

Por outro lado, apesar da rivalidade e do bairrismo inerente a cada um dos clubes, ao longo dos tempos foram vários os jogadores e treinadores que vestiram as duas camisolas, chegando mesmo a trocar diretamente de clube, a exemplo do que acontece nos dias de hoje.

Pedro Adão, atual treinador d’Os Sandinenses, enquanto jogador vestiu as duas camisolas, no domingo estará no banco d’Os Sandinenses, e, também a título de exemplo, Filipe Eusébio, diretor desportivo do CC Taipas enquanto jogador vestiu a camisola do Sandinenses. Vários elementos dos atuais planteis já representam o emblema oposto.

 

CC Taipas em melhor forma

De regresso ao escalão maior do futebol distrital, Os Sandinenses volta a cruzar-se com o CC Taipas. As duas equipas estão separadas por quatro pontos na tabela classificativa quando estão disputados cinco jogos.

Está melhor o CC Taipas, somando nove pontos, fruto dos três triunfos conseguidos até agora. De resto, a equipa orientada por Rui Castro atravessa o seu melhor período, vindo de dois triunfos consecutivos.

Já Os Sandinenses está numa situação diferente, somando cinco pontos nos cinco jogos já efetuados. Orientada por Pedro Adão, a equipa de Sande São Martinho apenas venceu no primeiro jogo, sendo que após isso soma dois empates e duas derrotas.

 

Declarações dos técnicos

Em exclusivo ao Reflexo, os treinadores do CC Taipas e d'Os Sendineses anteveem o jogo do próximo domingo:

 

O embate entre CC Taipas e Os Sandinenses está, então, agendado para as 10h30 de domingo no Campo do Montinho, disputando-se, como se sabe, à porta fechada.