24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas aderiu à campanha “autarquias sem glifosato” e usa alternativas ecológicas aos herbicidas

Redação
Sociedade \ quarta-feira, novembro 18, 2020
© Direitos reservados
A Junta de Freguesia de Caldelas aderiu à campanha da associação ambientalista Quercus denominada “autarquias sem glifosato”, comprometendo-se a não usar herbicidas à base de glifosato.

Dá conta a Junta de Freguesia de Caldelas que desde 2018 tem vindo a usar alternativas ecológicas para o controlo de vegetação espontânea em zonas urbanas, de lazer e junto a estradas em vez da substância referida, o glifosato.

“Tem-se optado por controlar as ervas espontâneas na maior parte dos casos, a monda manual – que permite a remoção das áreas ajardinadas apenas as espécies com características indesejadas – e a monda moto-manual e mecânica, através de pequenas motorroçadoras aplicáveis em bermas”, aponta a Junta.

Está previsto fazer a realização de duas limpezas anuais, na Páscoa e antes do inverno, mas devido a esta iniciativa de não se utilizarem herbicidas e também devido às condições atmosféricas propícias têm sido feitos quatro cortes de vegetação espontânea.

“Há ainda um caminho a percorrer na aceitação das ervas espontâneas pela população, num modo mais verde e ecológico dado que cada vez mais devem fazer parte da paisagem urbana”, aponta a Junta de Freguesia de Caldelas numa nota enviada às redações.