Taipas aderiu à campanha “autarquias sem glifosato” e usa alternativas ecológicas aos herbicidas
Dá conta a Junta de Freguesia de Caldelas que desde 2018 tem vindo a usar alternativas ecológicas para o controlo de vegetação espontânea em zonas urbanas, de lazer e junto a estradas em vez da substância referida, o glifosato.
“Tem-se optado por controlar as ervas espontâneas na maior parte dos casos, a monda manual – que permite a remoção das áreas ajardinadas apenas as espécies com características indesejadas – e a monda moto-manual e mecânica, através de pequenas motorroçadoras aplicáveis em bermas”, aponta a Junta.
Está previsto fazer a realização de duas limpezas anuais, na Páscoa e antes do inverno, mas devido a esta iniciativa de não se utilizarem herbicidas e também devido às condições atmosféricas propícias têm sido feitos quatro cortes de vegetação espontânea.
“Há ainda um caminho a percorrer na aceitação das ervas espontâneas pela população, num modo mais verde e ecológico dado que cada vez mais devem fazer parte da paisagem urbana”, aponta a Junta de Freguesia de Caldelas numa nota enviada às redações.