06 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas acolhe simulacro de acidente rodoviário na sexta-feira

Redação
Sociedade \ quinta-feira, fevereiro 29, 2024
© Direitos reservados
Iniciativa prevista para o fim da tarde assinala o Dia Internacional da Proteção Civil e testa resposta do plano municipal de proteção civil, em articulação com o plano de emergência do hospital.

A vila de Caldas das Taipas vai acolher um dos dois simulacros de acidentes no concelho de Guimarães, no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado a 01 de março.

Previsto para sexta-feira ao final da tarde, o acidente rodoviário vai espoletar as intervenções dos agentes de proteção civil, quer testar e exercitar a resposta operacional estabelecida no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Guimarães, em articulação com o Plano de Emergência Externo do Hospital de Guimarães – Unidade Local de Saúde do Alto Ave, face a um quadro de condições meteorológicas adversas severas. Às 04h30 de 02 de março, sábado, tem lugar o outro simulacro de acidente, nesse caso ferroviário, em Urgezes.

Designada GuimaraEx 2024, a iniciativa é organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, em parceria com o Hospital de Guimarães – ULS do Alto Ave.

Já a semana que se segue ao Dia Internacional da Proteção Civil vai ser dedicada à interação com a comunidade escolar, sendo de destacar o dia 08 de março, onde será realizada uma Ação de Sensibilização por videoconferência, a partir da Escola Básica de Nespereira, do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, para Delegados dos Clubes da Proteção Civil de todas as escolas do concelho, sobre o tema 112 - Número Europeu de Emergência. A videoconferência conta com a coorganização do Laboratório da Paisagem e com a participação de agentes de proteção civil. Posteriormente, será realizada uma sessão de sensibilização na mesma escola com recurso ao Jogo Didático da Proteção Civil.