SPAT promove novo encontro de especialistas dedicado a lesões desportivas
Entre esta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de dezembro, a Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT), presidida pelo médico taipense Hélder Pereira, promove mais uma edição das Jornadas SPAT, convidando especialistas em artroscopia e traumatologia desportiva a debater sobre a prevenção e tratamento de lesões desportivas. O encontro realiza-se na sede da Associação de Futebol de Braga.
Nesta nova edição do encontro, vão ser abordados “dois dos temas mais críticos para a saúde dos atletas: as lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) e a síndrome pubálgica”, afirma a SPAT, em comunicado. Estas condições representam “algumas das mais longas paragens competitivas” e “têm registado uma incidência crescente entre jovens praticantes”.
Segundo a SPAR, “o aumento das lesões graves, o seu impacto físico e psicológico, e a necessidade de envolver médicos, fisioterapeutas, treinadores, clubes, famílias e organismos desportivos numa ação coordenada tornam esta edição particularmente relevante”.
Através do evento – intitulado “LCA e Síndrome Pubálgica – Pesadelos do atleta em 2025: a importância da prevenção” – , a SPAT pretende reunir “alguns dos mais reconhecidos especialistas nacionais em artroscopia e traumatologia desportiva” e, ao mesmo tempo, “aprofundar conhecimento, partilhar evidência científica atualizada e mobilizar o setor desportivo para a urgência de implementar estratégias preventivas mais eficazes”.
As jornadas vão contar com a presença de alguns dos nomes mais reconhecidos do futebol português. "Entre eles, Domingos Paciência e Nuno Gomes, Vogais do Conselho de Administração da Fundação, bem como Pepe, Embaixador da FPF e protagonista do primeiro episódio do Magazine Fundação FPF. Juntam-se ainda ex-internacionais como Vítor Paneira, Bruno Alves, Hélder Postiga, Fábio Coentrão, Éder, Ukra, Fernando Meira, Tiago Mendes e André André", descreve o comunicado.
Está prevista ainda a atribuição da medalha de mérito ao ex-presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Futsal, José Pereira, "pelo seu empenho ao longo dos anos na aproximação entre clínicos e treinadores de todos os escalões".
Note-se que as jornadas fazem parte de uma campanha internacional de prevenção das lesões do membro inferior no futebol, com particular incidência nos atletas com imaturidade esquelética (crianças e adolescentes). O encontro é promovido pela SPAT, pela Fundação da Federação Portuguesa de Futebol e pela Sociedade Europeia European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy” (ESSKA).
