Souto e Gondomar: Centro Social organiza desfolhada para apresentar creche
O Centro Social de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar vai organizar no próximo sábado – 05 de outubro, a partir das 15 horas – a recriação de uma desfolhada do milho.
Esta iniciativa tem uma dupla missão. Por um lado, pretende mostrar à geração mais nova como eram as desfolhadas típicas na nossa comunidade mais rural e contribuir para a preservação de uma tradição que praticamente já não existe.
Por outro lado, a intenção passa por apresentar e divulgar o grande objetivo desta IPSS, que passa pela construção da creche. O Centro Social quer divulgar este projeto junto da nossa comunidade e também angariar apoios para ajudar a custear a obra.
O Centro Social de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar é uma IPSS sem fins lucrativos, criada em 2008, tendo ainda sede provisória na Junta de Freguesia de Souto.
Com uma área geografia de ação é predominantemente na União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar (13,87 km² de área e cerca de 2150 habitantes) os objetivos principais passam pela assistência na infância, juventude e terceira idade, invalidez e deficiência.
Atualmente o grande objetivo passa por construir uma creche para 40 crianças, um projeto que está em curso, licenciado e inclusivamente, foi contemplado no âmbito o PRR – Programa de Recuperação e Resiliência com um montante de 160 mil euros.
Esta verba será insuficiente, o processo está em fase de quantificação dos materiais para se proceder à abertura do concurso de adjudicação da obra. “Logo que a adjudicação esteja concluída vamos iniciar a obra. Sabemos que vamos precisar de apoios da população e dos empresários para a conseguirmos concluir”, dá conta a direção.
Assim, no próximo sábado há bons petiscos, como sardinhas fritas servidas com pão de milho e bom vinho da região, para angariação de fundos. A desfolhada inicia-se às 15horas no Lugar de Carreira com o corte do milho, às sensivelmente às 17h00 será transportado em carros de bois para o Mosteiro para se iniciar a desfolhada às 19 horas. A animação e os cantares tradicionais estarão a cargo do Grupo Folclórico de Souto.