25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Sociedade Musical de Guimarães inicia ciclo dedicado à música erudita

Paulo Dumas
Cultura \ terça-feira, outubro 29, 2019
© Direitos reservados
Além da divulgação cultural, Vítor Matos, presidente da Sociedade Musical de Guimarães, acredita que o ressurgimento do ciclo de concertos de câmara contribuirá para colocar em diálogo nomes conceituados com músicos em início de carreira.

A Sociedade Musical de Guimarães inicia esta terça-feira, 29 de outubro, um ciclo de três concertos, que decorrerá até ao final do ano, com a regularidade de uma apresentação por mês. "Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá" é um projeto da Sociedade Musical de Guimarães terá continuidade na primeira metade de 2020.

A sequência de concertos pretende fomentar a divulgação da música erudita em Guimarães. A iniciativa passa por promover uma programação regular na cidade de Guimarães e simultaneamente apresentar novos talentos no panorama da música clássica.

O primeiro concerto acontece ao início da noite de 29 de outubro, às 21h30, no Auditório do Conservatório da Sociedade Musical de Guimarães. Isabel Romero (piano) e Álvaro Cortez (percussão) inaugurarão o ciclo, cujos concertos são de entrada livre.

Os músicos apresentarão o espetáculo "Híbrido", no qual procuram uma mistura e de referências musicais de várias áreas. O programa passará por interpretação de peças de John Cage, Emmanuel Séjourné, Guillaume Connesson e de António Victorino d’Almeida.

A ideia de um ciclo dedicado aos concertos de câmara iniciou-se em 2017. No final de 2019 a Sociedade Musical de Guimarães decidiu imprimir uma nova dinâmica à iniciativa, que passará a contar com a direção artística de Luís Pipa.

A programação agora divulgada avança com três concertos, mas a ideia de Luís Pipa é fazer estender a programação do ciclo até junho de 2020. O ciclo de concertos ocupará vários espaços nobres da cidade, apostando na diversidade, "conjugando a apresentação de jovens talentos em início de carreira com a de instrumentistas consagrados” - refere o diretor artístico.

Para já são conhecidas as propostas para os meses de novembro e dezembro. A 26 de novembro a pianista finlandesa Katariina Liimatainen apresentará um recital na Sala da Duquesa, no Paço dos Duques de Bragança.

Para o presidente da Sociedade Musical de Guimarães, Vítor Matos, o ciclo Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá é uma forma de dinamização cultural da cidade e de divulgação artística.

A série de concertos é "importante meio de promoção da música erudita", na medida em que se assumirão como "importantes momentos de partilha e fruição cultural e pedagógica" - referiu o presidente da instituição vimaranense.

A encerrar este primeiro trimestre, apresenta-se em Guimarães o guitarrista espanhol Bruno Pino de Mateos, vencedor da última edição do Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães”, num concerto previsto para 29 de dezembro no Auditório do Conservatório.