30 outubro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Sociedade Martins Sarmento celebra 150 anos de “A Lanterna Mágica”

Sofia Rodrigues
Cultura \ quarta-feira, outubro 29, 2025
© Direitos reservados
A Sociedade Martins Sarmento assinala os 150 anos do periódico “A Lanterna Mágica”, de Rafael Bordalo Pinheiro, com uma exposição dedicada ao caricaturista e à criação do icónico Zé Povinho.

A Sociedade Martins Sarmento (SMS) inaugurou a exposição "A Lanterna Mágica- Caricatura e Imprevisto de Rafael Bordalo Pinheiro", que celebra os 150 anos da publicação satírica lançada em 1875 e da estreia do célebre Zé Povinho, símbolo do povo português.

A mostra homenageia o artista multifacetado nascido em 1846, reconhecido como o maior caricaturista português e pioneiro desta arte no país. Bordalo Pinheiro destacou-se também no teatro, na pintura, na decoração e na cerâmica, mas foi através da caricatura que conquistou projeção nacional e internacional.

A SMS recorda que, publicado em 1875, "A Lanterna Mágica" marcou uma nova etapa na imprensa portuguesa, sendo o primeiro periódico de crítica humorística e política de grande impacto. Neste jornal, Bordalo Pinheiro desenvolveu uma crítica sistemática ao governo, às instituições e às figuras públicas do século XIX, em parceria com nomes relevantes do meio artístico e literário da época.

A exposição propõe uma leitura abrangente da obra de Bordalo Pinheiro, revelando a atualidade da sua visão crítica e o alcance da personagem Zé Povinho, que continua a ser um retrato vivo da identidade nacional.

A mostra pode ser visitada na Sociedade Martins Sarmento, na Galeria dos Passos Perdidos, até 18 de janeiro de 2026.