27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Semana Santa São Martinho: procissões, via-sacra e adoração. Arranca sábado

Redação
Cultura \ sexta-feira, março 22, 2024
© Direitos reservados
Os principais momentos da manifestação religiosa e cultural arrancam neste sábado, culminando no dia 29 com o Enterro do Senhor.

O epicentro de mais uma Semana Santa de Sande São Martinho começa a fazer-se sentir a partir deste sábado – 23 de março –, com várias iniciativas que se prolongam até 29 de março, tendo a chancela da Confraria do Santíssimo Sacramento. Depois da via-sacra e do sermão dominicais, às 14h45, entre 18 de fevereiro e 17 de março, os crentes começam a viver mais intensamente o episódio da Paixão e Morte de Jesus Cristo, a partir deste sábado, com a Procissão de Velas, cujo encontro está marcado para a rua da Ribeira a partir das 20h00.

No dia seguinte, sábado tem lugar a Procissão dos Passos, da parte da tarde, com encontro marcado também para a rua da Ribeira a partir das 15 horas.

As cerimónias encarram com a Procissão do Enterro do Senhor, a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa, já no dia 29 de março, sendo que antes disso, no dia 28 pelas 20h15 há Lava Pés e Via-Sacra.

Veja o programa da Semana Santa 2024 de Sande São Martinho

 

Procissão de Velas - dia 23 de março pelas 20h00,

Sai da Igreja Paroquial percorrendo as ruas da Freguesia (Igreja - Rua Padre António F. Ribeiro - Rua Bento Salgado - Rua da Ribeira - Largo do Encontro.)

Procissão dos Passos (Domingo de Ramos) Dia 24 março às 15h,

Sai da Igreja Paroquial percorrendo as ruas da freguesia (Igreja - Rua Padre António F. Ribeiro - Rua Bento Salgado - Rua da Ribeira - Largo do Encontro - Rua da Ribeira - Rua de S. Martinho (EN101) - Igreja)

Via Sacra Quinta feira Santa dia 28 março às 20:15h,

Início da Eucaristia "Última Ceia" com o Lava pés, finda a mesma sai da Igreja Paroquial percorrendo as ruas da Freguesia (Igreja - Rua do Bacêlo - Rua do Burgão - Rua Joaquim Pereira Marques - Rua de S. Martinho (EN101) - Rua do Santo Amaro - Avenida Domingos de Freitas - Igreja)

Adoração da Cruz e Procissão do Enterro do Senhor, Sexta feira Santa dia 29 de março às 15h Adoração da Cruz (Igreja)

Às 21h Enterro do Senhor sai da Igreja Paroquial, percorrendo as ruas da Freguesia (Igreja - Rua Padre António F. Ribeiro - Rua do Taburno - Rua das Reguengas - Rua dos Lameiros - Rua Padre António F. Ribeiro - Igreja)