20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Seis vilas de Guimarães assinalam 25º aniversário

Redação
Freguesias \ quinta-feira, junho 18, 2020
© Direitos reservados
Domingos Bragança marcará presença nas iniciativas que assinalarão os 25 anos de elevação à categoria de Vila das freguesias de Lordelo, Moreira de Cónegos, Pevidém, Ponte, São Torcato e Serzedelo.

As diferentes iniciativas vão realizar-se durante todo o dia do próximo domingo, 21 de junho, em espaços ao ar livre e cumprindo todas a recomendações da Direção Geral da Saúde.

Em Ponte, a data assinala-se da parte da tarde, a partir das 15h00, no Parque de Lazer da Ínsua. A Junta de Freguesia vai condecorar José da Silva Freitas (Chefe Freitas) e ainda o Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos, a Cercigui e JPZ Cartonagem SA. A Vereadora da Câmara Municipal, Paula Oliveira, será condecorada com o título de Embaixadora Nobre da Vila.

Às 09h30, em Serzedelo, junto à Igreja Românica, realiza-se uma homenagem aos ex-presidentes da Junta de Freguesia, a apresentação de um filme e o hino da Vila. Segue-se ainda a inauguração do Trilho das Capelas.

Para Moreira de Cónegos, está previsto uma sessão solene na Junta de Freguesia pelas 11h00.

No final da manhã, assinala-se a elevação da Vila de Lordelo no Parque de Lazer. Está programado um momento musical e exibição de um filme sobre a Vila, a entrega da medalha comemorativa a todas as coletividades da freguesia, à GNR, aos Bombeiros da Vila das Aves, à Comissão Fabriqueira, e aos dois ex-presidentes após 25 de abril: Mário Machado e Carlos Guimarães.

Em São Torcato, a partir das 16h30, decorre a sessão solene dos 25 anos de elevação a Vila. O programa contempla ainda o ciclo de conferências digitais e debate sobre diversos temas, a inauguração do Parque de Lazer da Corredoura do projeto “Juntar S. Torcato”, agendada para sábado, e a ainda a missa na Basílica de S. Torcato celebrada no domingo de manhã.

Em Pevidém (Selho S. Jorge) está previsto uma sessão solene para registar a efeméride, a partir das 18h00, na Praça Francisco Inácio.