25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Segunda mão do Guimarães Jazz começa com CC Vila Flor esgotado

Paulo Dumas
Cultura \ quarta-feira, novembro 15, 2017
© Direitos reservados
A vigésima sexta edição do festival de jazz vimaranense continua esta quinta para mais quatro concertos. O Guimarães Jazz assinala com a edição deste ano os cem anos passados desde a gravação daquele é considerado o primeiro disco de jazz.

A segunda série de concertos do Guimarães Jazz de 2017 começa esta quinta-feira, 16 de novembro, para receber de novo o saxofonista norueguês Jan Garbarek, num regresso ao festival que será marcado por uma sala cheia.

Figura de proa da etiqueta alemã ECM, dedicada ao jazz e à música contemporânea, Garbarek contribuiu desde 1970 com álbuns marcantes para a história não só da casa de Manfred Eicher, mas para todo o universo do jazz e da música improvisada.

Jan Garbarek passou por Guimarães há dez anos, na edição de 2007. Na 26.ª edição do Guimarães Jazz espera-o um grande auditório do Centro Cultural Vila Flor já esgotado há dias, estando acompanhado em palco pelo contrabaixista Yuri Daniel, o teclista Rainer Brüninghaus e o percussionista indiano Trilok Gurtu.

Na edição que está a celebrar os 100 anos do início da gravação do primeiro registo discográfico pela Original Dixieland Jass Band, o Guimarães Jazz tem ainda mais três concertos em agenda. O concerto de sexta-feira, 17 de novembro, terá como foco central a bateria de Allison Miller.

Também compositora, Allison Miller vem apresentar a sua banda, os Boom Tic Boom, que vem trabalhando as sensibilidades da música nova iorquina, com a qual produziu dois álbuns muito bem recebidos pela crítica especializada – No Morphine No Lilies, de 2013; e Otis Was a Polar Bear, de 2016.

O último dia, sábado 18, o festival apresenta-se com duas propostas. Às 18.30 horas o quarteto de Jeff Lederer e Joe Fiedler; e mais tarde às 21.30 horas o derradeiro concerto com a orquestra de Darcy James Argue. Como já se vem tornando tradição o Guimarães Jazz encerra em tom festivo com quase duas dezenas de músicos em palco.