Segunda de Mendelssohn em apresentação no CC Vila Flor
A Orquestra de Guimarães junta-se ao Ensemble Pró Música e ao Coro Valentim Moreira de Sá para a apresentação da 2.ª Sinfonia de Felix Mendelssohn (1809-1847), também conhecida como “Lobgesang”. Esta sinfonia de Mendelssohn foi composta no ano de 1840 e foi baseada numa grande parte nos escritos bíblicos.
A segunda sinfonia não segue uma estrutura convencional, sendo composta por uma parte orquestral e por uma série movimentos que recorrem a suportes vocais, seja através de solistas ou de um coro. No concerto que será apresentado em Guimarães, a soprano Ana Maria Pinto, a mezzo-soprano Margarida Reis e o tenor André Lacerda serão os solistas convidados.
A classificação desta obra não é consensual. Primeiro por ter sido ordenada como segunda sinfonia após a morte do compositor e depois pela sua estrutura. A obra não foi realmente composta nessa ordem. Alguns especialistas referem-se a “Lobgesang” não como uma sinfonia, mas como uma cantata. Há também lhe faça referência como uma cantata-sinfónica.
O concerto está marcado para sexta-feira santa, 14 de Abril, às 22 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Os bilhetes estão à venda nas bilheteira da Oficina e nos balcões habituais de venda de bilhetes para espetáculos.